Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
24 de março de 2017
Secretaria de Saúde faz reunião com municípios para orientações sobre vacinação de febre amarela

 

Secretaria de Saúde faz reunião com municípios para orientações sobre vacinação de febre amarela

A Secretaria de Estado de Saúde promoveu nesta quinta-feira (23/03) mais um encontro técnico com representantes de municípios fluminenses para acertar estratégias e orientar as equipes de atendimento em relação a vacinação contra febre amarela. O encontro contou com a presença de técnicos da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Laboratório Noel Nutels e pesquisadores da Fiocruz/Bio-Manguinhos, e serviu para tirar dúvidas de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, principalmente em relação à contraindicações e público alvo da vacina.

- Estamos avaliando permanentemente o cenário da febre amarela no estado e adotando ações imediatas para controlar a presença da doença. Esses encontros são importantes para que possamos passar aos municípios as informações necessárias para que essas ações sejam implantadas de forma correta, para beneficiar a população – explicou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Estiveram presentes representantes de 40 municípios, tanto daqueles que já estão realizando vacinação de bloqueio quanto de municípios que vão começar a imunização no final deste mês. Para o pesquisador em saúde pública da Fiocruz, Luiz Antônio Bastos Camacho, que participou do encontro, essa é uma oportunidade de troca de informações entre o pesquisador e o profissional que está atuando diretamente no atendimento à população.

Os palestrantes destacaram que a vacina contra a febre amarela é um imunizante que já existe no Programa Nacional de Imunização do Ministério da saúde, mas que agora passará a ser aplicado em quantidade superior à da rotina, e que por isso é importante identificar todas as pessoas que forem vacinadas. Os representantes dos municípios receberam, ainda, orientações sobre a importância das notificações sobre quantitativo de pessoas imunizadas e eventuais efeitos adversos e sobre o protocolo de análise de amostras adotado pelo Lacen.

Cidades que já estão realizando a vacinação: Sessenta e quatro municípios fluminenses já estão realizando vacinação contra a febre amarela: Aperibé; Araruama; Areal; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Bom Jardim; Bom Jesus do Itabapoana; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Cambuci; Campos dos Goytacazes; Cantagalo; Carapebus; Cardoso Moreira; Carmo; Casimiro de Abreu; Comendador Levy Gasparian; Conceição de Macabu; Cordeiro; Duas Barras; Engenheiro Paulo de Frontin; Guapimirim; Iguaba Grande; Italva; Itaocara; Itaperuna; Itatiaia; Laje do Muriaé; Macaé; Macuco; Magé; Miguel Pereira; Miracema; Natividade; Nova Friburgo; Paty do Alferes; Paraíba do Sul; Petrópolis; Porciúncula; Quatis; Quissamã; Resende; Rio Bonito; Rio das Flores; Rio das Ostras; Saquarema; Santa Maria Madalena; Santo Antônio de Pádua; São Francisco de Itabapoana; São Fidélis; São João da Barra; São José de Ubá; São José do Vale do Rio Preto; São Pedro da Aldeia; São Sebastião do Alto; Sapucaia; Silva Jardim; Sumidouro; Tanguá; Teresópolis; Trajano de Moraes; Três Rios, Valença e Varre-Sai.

Para a Capital, a região metropolitana e os demais municípios, a data de início da vacinação continua sendo mantida para o fim do mês de março.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!