Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
24 de março de 2017
Grupo de Coordenação Internacional vai enviar ao Brasil 3,5 milhões de vacinas contra febre amarela

Grupo de Coordenação Internacional vai enviar ao Brasil 3,5 milhões de vacinas contra febre amarela

O Grupo de Coordenação Internacional (GCI) para o Fornecimento de Vacinas aprovou o envio de 3.504.607 doses de vacina contra febre amarela para o Brasil. Elas serão destinadas às áreas priorizadas pelo Brasil. O envio atende a um pedido do Ministério da Saúde brasileiro para reforçar os estoques nacionais.

As doses serão transportadas de avião da França até a Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Insumos (Cenadi), localizada no Rio de Janeiro, e depois repassadas às áreas priorizadas. A previsão é que as doses cheguem ao país na próxima semana.

Atualmente, o Brasil é afetado apenas pela febre amarela silvestre – transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. Até o momento não há qualquer evidência de que o mosquito Aedes aegypti esteja envolvido na transmissão. Além do Brasil, cinco outros países das Américas – Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Suriname – notificaram casos de febre amarela neste ano.

Vacina

A medida mais importante para prevenir a febre amarela é a vacinação. Quem vive ou se desloca para as áreas de risco deve estar com as vacinas em dia e se proteger de picadas de mosquitos. Pessoas com mais de 60 anos só devem receber a vacina após avaliação cuidadosa de risco-benefício. A vacina contra a febre amarela não deve ser administrada em:

  • Pessoas com doença febril aguda, cujo estado de saúde geral está comprometido
  • Pessoas com histórico de hipersensibilidade a ovos de galinha e/ou seus derivados
  • Mulheres grávidas, exceto aquelas com avaliação de alto risco de infecção e situações em que há recomendação expressa de autoridades de saúde
  • Pessoas severamente imunodeprimidas por doenças (por exemplo, câncer, aids etc.) ou medicamentos
  • Crianças com menos de 6 meses de idade (consulte a bula do laboratório da vacina)
  • Pessoas de qualquer idade com uma doença relacionada ao timo

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!