29 de março de 2017
Febre Amarela: onde emitir o Certificado Internacional de Vacinação?
Com o aumento de casos de febre amarela surge uma dúvida, bem frequente, por sinal, sobre como adquirir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia que comprova a imunização contra a doença. Isso porque para entrar em alguns países é indispensável apresentar tal documento. Acredite, muita gente acaba perdendo a viagem por não saber que precisa do certificado internacional da vacina. Lembre-se: é preciso tomá-la 10 dias antes de embarcar.
Pois bem, a vacina está disponível nos postos de saúde, mas para emitir o certificado você precisa procurar os Centros de Orientação ao Viajante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É só levar o seu comprovante de vacinação e um documento oficial com foto.
Dentre os países que exigem a comprovação da imunização estão: Austrália, Tailândia, África do Sul, Barbados e muitos outros. Para ter acesso a lista completa, clique aqui. TEMPORARIAMENTE O CERTIFICADO ESTA SENDO EMITIDO APENAS NO AEROPORTO INTERNCIONAL DO GALEÃO.
Este certificado só será válido para entrar no país que você deseja se a vacina for tomada 10 dias antes do embarque. Portanto, para evitar esquecimentos ou qualquer outro problema, o ideal é se vacinar o quanto antes e já providenciar o documento.
Rio de Janeiro é área de recomendação de vacina
O Secretariado da Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar a vacina contra febre amarela para todos os viajantes internacionais que se deslocam até o Estado do Rio de Janeiro (com exceção das áreas urbanas da cidade do Rio de Janeiro e de Niterói) e o Estado de São Paulo (com exceção das áreas urbanas de São Paulo e Campinas).
Para saber quais áreas do país a vacina contra a febre amarela é indicada, clique aqui.