Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
29 de março de 2017
Febre Amarela: onde emitir o Certificado Internacional de Vacinação?

Febre Amarela: onde emitir o Certificado Internacional de Vacinação?

Com o aumento de casos de febre amarela surge uma dúvida, bem frequente, por sinal, sobre como adquirir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia que comprova a imunização contra a doença. Isso porque para entrar em alguns países é indispensável apresentar tal documento. Acredite, muita gente acaba perdendo a viagem por não saber que precisa do certificado internacional da vacina. Lembre-se: é preciso tomá-la 10 dias antes de embarcar.

Pois bem, a vacina está disponível nos postos de saúde, mas para emitir o certificado você precisa procurar os Centros de Orientação ao Viajante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É só levar o seu comprovante de vacinação e um documento oficial com foto.

Dentre os países que exigem a comprovação da imunização estão: Austrália, Tailândia, África do Sul, Barbados e muitos outros. Para ter acesso a lista completa, clique aqui. TEMPORARIAMENTE O CERTIFICADO ESTA SENDO EMITIDO APENAS NO AEROPORTO INTERNCIONAL DO GALEÃO.

Este certificado só será válido para entrar no país que você deseja se a vacina for tomada 10 dias antes do embarque. Portanto, para evitar esquecimentos ou qualquer outro problema, o ideal é se vacinar o quanto antes e já providenciar o documento.

Rio de Janeiro é área de recomendação de vacina

O Secretariado da Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar a vacina contra febre amarela para todos os viajantes internacionais que se deslocam até o Estado do Rio de Janeiro (com exceção das áreas urbanas da cidade do Rio de Janeiro e de Niterói) e o Estado de São Paulo (com exceção das áreas urbanas de São Paulo e Campinas).

Para saber quais áreas do país a vacina contra a febre amarela é indicada, clique aqui.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!