06 de abril de 2017
Pesquisa indica diagnóstico de tumores através de exame de sangue
Imagine diagnosticar um câncer através de um exame de sangue. Pois um estudo desenvolvido na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, propõe que isso é possível. A justificativa explica que há proteínas presentes no sangue que, quando em níveis altos, costumam estar associados a tumores malignos.
O estudo comparou amostras sanguíneas de 30 pacientes com câncer de mama. Dentre as mais de 2.400 fosfoproteínas frequentemente encontradas no sangue, 144 se mostraram elevadas em quem tinha a doença. A fosforilação, nome dado ao processo de associação entre uma proteína e grupo fosfato, modifica a genética das células, possibilitando a formação de tumores. Encontrar níveis anormais de fosfoproteínas significa, portanto, identificar também a doença.
Agora, o próximo objetivo do estudo é analisar como as fosfoproteínas se comportam em outros tipos de tumor para, assim, identificar qual o câncer exato que o paciente possui.
A possibilidade de identificar tumores por meio de um simples exame de sangue aumenta muito o diagnóstico precoce da doença. Isso porque, como muitos tipos de câncer têm caráter silencioso, só são diagnosticados em estágios mais avançados.