13 de abril de 2017
Abordagem intensiva do fumante é tema de capacitação realizada pela SES
Segundo a PNS/2013, 49% dos fumantes tentam parar de fumar, mas apenas 7,9% destes procuram tratamento, demonstrando que grande parte da população desconhece a existência do programa. Tão relevante quanto aumentar a oferta de unidades de saúde com Tratamento de Cessação do tabagismo, é também ampliar a divulgação e comunicação à população. Afinal, é possível buscar ajuda no SUS para parar de fumar, com um tratamento gratuito, de qualidade e que está ao alcance de qualquer cidadão.
Diante disso, a Área Técnica de Controle de Tabagismo, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) realizou nos dias 28 e 29 de março, na cidade do Rio de Janeiro, a capacitação "Abordagem Intensiva ao Fumante - Nível 4". O encontro, que deu cumprimento à portaria GS/MS 571/13, reuniu 160 profissionais de saúde de nível superior de 44 municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Foram dois dias de atividades, abordando aspectos teóricos em consonância com o Programa Nacional de Controle do Tabaco - INCA/MS e também compartilhando boas práticas na condução do programa. As apresentações foram feitas por Giovani Dimas, Márcia Imbroisi e Samir Feruti (Técnicos do Programa de Controle de Tabagismo/SES-RJ), Antônio Nogueira (SAFIE-RJ) e Lilian Ottero (SMS-Petrópolis).