Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
18 de abril de 2017
Vacina contra a gripe já está disponível nos postos de saúde do RJ

Vacina contra a gripe já está disponível nos postos de saúde do RJ

Começou nesta segunda-feira (17/04) e vai até o dia 26 de maio, a 19ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O imunizante já está à disposição da população em cerca de três mil postos de saúde em todo o estado. O público alvo deste ano são os maiores de 60 anos, crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores da área de saúde e do sistema prisional, povos indígenas, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, adolescentes privados de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que deverão apresentar prescrição médica antes de se vacinarem. Pela primeira vez, professores das redes pública e privada poderão tomar vacina.

No estado do Rio de Janeiro, a estimativa é vacinar 4.554.556 pessoas até o final da campanha. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde. - É importante que os grupos prioritários compreendam a necessidade de se proteger. A vacina leva aproximadamente 15 dias para garantir a imunização completa e é preciso se antecipar à chegada do frio – ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

A imunização pela vacina é importante tanto para própria pessoa - ao reduzir a possibilidade de agravamento da doença, com internações e óbito - quanto para seus familiares. - É preciso lembrar que a gripe, na grande maioria dos casos, não apresenta complicações, mas entre os grupos prioritários, pode evoluir para formas mais graves. A prevenção é fundamental. A vacina é segura e eficaz, protege contra os principais tipos de vírus da gripe, inclusive, H1N1. Os benefícios são incontestáveis - destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!