19 de abril de 2017
Narguilé pode fazer tão mal à saúde quanto o cigarro
Você já deve ter ouvido falar em Narguilé. Popular no Brasil sobretudo entre os jovens, ele é um dispositivo para fumar originário da Índia. Funciona da seguinte forma: uma mistura de tabaco é aquecida e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma longa mangueira.
Quem usa o Narguilé pode ter a impressão de que a água filtra os compostos tóxicos da fumaça, mas esta é uma ideia falsa. Na verdade, o Narguilé pode fazer tão mal quanto o cigarro comum! Por quê? A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) listou algumas das razões que respondem a esta pergunta. Confira:
- A água não é capaz de filtrar todos os compostos tóxicos e cancerígenos.
- Além de conter compostos tóxicos e cancerígenos, assim como os cigarros e outros produtos derivados do tabaco, a exposição a esses compostos é maior uma vez que uma rodada de fumo no narguilé pode levar cerca de 45 minutos, e o fumante acaba inalando mais fumaça que nos produtos convencionais.
- Além do tempo de inalação muito maior, as fontes de aquecimento geralmente utilizadas, como carvão e madeira em brasa, quando queimadas, liberam grande quantidade de compostos químicos potencialmente perigosos, como metais e monóxido de carbono.
- Diversos tipos de doenças podem estar associadas ao uso do narguilé, tais como dependência física e psíquica, impotência, câncer de pulmão, câncer de fígado, câncer oral (lábios, língua, faringe) e doenças cardíacas.
- Fumos com sabor costumam ser a porta de entrada para o consumo habitual do cigarro.