Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
19 de abril de 2017
Narguilé pode fazer tão mal à saúde quanto o cigarro

Narguilé pode fazer tão mal à saúde quanto o cigarro

Você já deve ter ouvido falar em Narguilé. Popular no Brasil sobretudo entre os jovens, ele é um dispositivo para fumar originário da Índia. Funciona da seguinte forma: uma mistura de tabaco é aquecida e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma longa mangueira.

Quem usa o Narguilé pode ter a impressão de que a água filtra os compostos tóxicos da fumaça, mas esta é uma ideia falsa. Na verdade, o Narguilé pode fazer tão mal quanto o cigarro comum! Por quê? A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) listou algumas das razões que respondem a esta pergunta. Confira:

  • A água não é capaz de filtrar todos os compostos tóxicos e cancerígenos.
  • Além de conter compostos tóxicos e cancerígenos, assim como os cigarros e outros produtos derivados do tabaco, a exposição a esses compostos é maior uma vez que uma rodada de fumo no narguilé pode levar cerca de 45 minutos, e o fumante acaba inalando mais fumaça que nos produtos convencionais.
  • Além do tempo de inalação muito maior, as fontes de aquecimento geralmente utilizadas, como carvão e madeira em brasa, quando queimadas, liberam grande quantidade de compostos químicos potencialmente perigosos, como metais e monóxido de carbono.
  • Diversos tipos de doenças podem estar associadas ao uso do narguilé, tais como dependência física e psíquica, impotência, câncer de pulmão, câncer de fígado, câncer oral (lábios, língua, faringe) e doenças cardíacas.
  • Fumos com sabor costumam ser a porta de entrada para o consumo habitual do cigarro.
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!