25 de abril de 2017
Instituto Nacional de Cardiologia promove campanha de controle da hipertensão
No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, 26 de abril, o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) promove a Campanha de Combate à Hipertensão, no Largo do Machado, Zona Sul da cidade do Rio, das 9h às 12h. A programação inclui aferição de pressão, pesagem e medição da circunferência abdominal. Também estão previstas consultas com cardiologistas, nutricionistas, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
Além disso, o exame mini mental, que consiste em um questionário com palavras e imagens para testar a memória do paciente, estará disponível para pessoas acima de 60 anos. Serão distribuídas senhas por ordem de chegada para pessoas de todas as idades. A campanha conta com o apoio da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj).
Rio é capital com maio prevalência de hipertensão
A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil), realizada pelo Ministério da Saúde, revelou que o número de pessoas com hipertensão cresceu 14,2% em 10 anos - passou de 22,5% em 2006 para 25,7% em 2016. O Rio de Janeiro é a capital com maior prevalência no país, com 31,7% do total de entrevistados com diagnóstico médico de hipertensão.