Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
03 de maio de 2017
Dengue, chikungunya e zika: existem medicamentos específicos para estas doenças?

Dengue, chikungunya e zika: existem medicamentos específicos para estas doenças?

Embora a dengue, a chikungunya e a zika sejam mais frequentes nos meses mais quentes – historicamente os casos são mais numerosos em períodos de calor – é preciso manter a atenção e o cuidado durante todo o ano. Isso vale para a prevenção, claro, mas também para os sintomas e, principalmente, para o que fazer caso eles apareçam.

Sintomas

Os sintomas das três doenças são parecidos, mas há pequenas doenças, por exemplo, quanto a forma e a intensidade que eles se manifestam. Na dengue, por exemplo, a primeira manifestação é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo ou exantema e prurido cutâneo.

Assim como a dengue, a chikungunya costuma causar febre alta, dor de cabeça, dores articulares e dores musculares. Mas embora os sinais e sintomas sejam parecidos, a intensidade pode ser diferente. A dor nas articulações (artralgia), por exemplo, geralmente é mais intensa. A doença eventualmente causa quadros mais crônicos com sinais e sintomas que podem se arrastar por meses.

Os sintomas causados pela infecção pelo zika vírus também são parecidos. A semelhança com a dengue é em função de alguns sinais e sintomas apresentados pelos pacientes como: febre; manchas pelo corpo com coceira, dor de cabeça e nas articulações, além de enjoo e dores musculares. Um fator que pode ajudar na diferenciação é a presença de olho vermelho em alguns casos de infecção por Zika, geralmente sem incomodar.

O que fazer em caso de sintomas?

Em caso de sintomas a indicação é procurar o serviço de saúde mais próximo. Há, no entanto, algo que pode ser feito antes mesmo do atendimento, no caminho do médico até, a hidratação. Para se hidratar beba água, sucos, água de coco e soro caseiro. Por outro lado, há algo que não deve ser feito: automedicação.

A automedicação nunca é indicada, mas especialmente nos casos de suspeita de dengue, chikungunya e zika, alguns medicamentos devem ser evitados. É o caso do ácido acetilsalicílico (AAS), que podem causar e agravar sangramentos.

Existe medicamento específico?

Por falar em medicamento, será que há algum remédio específico para tratar a dengue, a chikungunya e a zika? A resposta é curta e direta: não. Não existem medicamentos específicos para combater os vírus ou prevenir que estas doenças apareçam. O tratamento é paliativo, para controlar e amenizar os sintomas. Por isso, é fundamental procurar um serviço de saúde e seguir rigorosamente as orientações do médico, ficando atento a qualquer alteração no quadro de saúde ao longo do tratamento prescrito.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!