Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
17 de maio de 2017
Dia Nacional do Controle da Infecção Hospitalar

Dia Nacional do Controle da Infecção Hospitalar

No dia 15 de maio do ano de 1847, na Hungria, o médico-obstetra Ignaz P. Semmelweis defendeu e incorporou a prática da lavagem de mãos como atitude obrigatória para enfermeiros e médicos que entravam nas enfermarias. Uma simples, mas eficiente iniciativa que conseguiu reduzir a taxa de mortalidade das pacientes. Foi por esse motivo, que o dia 15 de maio se tornou uma data tão importante e significativa para nós e se incorporou ao Calendário da Saúde, por meio da Lei no 11.723, de 23 de junho de 2008. Esse dia tem o objetivo de conscientizar autoridades sanitárias, diretores de instituições e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções.

No âmbito das políticas públicas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desenvolveu o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS) com o objetivo de diminuir a incidência nacional de IRAS. A primeira versão do Programa abrangeu o triênio 2013-2015 e contemplou quatro objetivos: 1) reduzir infecções primárias da corrente sanguínea; 2) reduzir infecções do sítio cirúrgico; 3) estabelecer mecanismo de controle sobre a Resistência Microbiana em serviços de saúde; 4) aumentar o índice de conformidade do PNPCIRAS, segundo critérios da OMS.

Já no quinquênio 2016-2020 do PNPCIRAS (http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/pnpciras-2016-2020) foram consideradas as avaliações preliminares da versão anterior e discutidos vários temas pertinentes ao Programa, como a situação mundial e nacional das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) que são um grave problema de saúde pública, pois são os eventos adversos associados à assistência à saúde mais frequentes, com alta morbidade e mortalidade, que repercutem diretamente na segurança do paciente e por sua vez na qualidade dos serviços de saúde.

Assim, a Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS/GGTES) da Anvisa, nesta data que deve ser comemorada por todos, gostaria de agradecer a todos os controladores de infecção do Brasil que não medem esforços para promover diariamente ações de prevenção e controle das infecções e desta forma realizam um importante papel para a segurança e a qualidade dos serviços de saúde em nosso país.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!