05 de junho de 2017
OMS incentiva público-alvo a se vacinar contra a gripe no Brasil
Devido à baixa adesão do público-alvo, principalmente entre crianças, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) incentiva os brasileiros que fazem parte do grupo prioritário a se vacinarem conta a gripe (influenza), bem como vacinarem seus filhos com idade entre seis meses e cinco anos.
Devem tomar a vacina até 9 de junho crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da área da saúde, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis. Neste ano, o Ministério da Saúde do Brasil também incluiu professores ao grupo prioritário.
Disponível para toda a população
Além disso, o Ministério da Saúde anunciou que desde 5 de junho, até acabarem os estoques de vacina, toda a população poderá ser imunizada contra a gripe. A medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há um estoque disponível de 10 milhões.
A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir tanto a doença quanto suas complicações. Estima-se que a gripe, uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, acometa de 5% a 10% dos adultos e de 20% a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos. A doença é de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e potencialmente causar pandemias.