Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
21 de maio de 2013
Hemorio convoca mulheres à doação de sangue

Hemorio convoca mulheres à doação de sangue

Entre os dias 22 e 24 de maio, das 9 às 15h, o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), promove a 10ª edição da campanha Mulher + Solidária. A ação busca alertar o público feminino para a doação voluntária de sangue. Além do tema, o evento conta com outros serviços de informação e saúde para mulher como palestras sobre prevenção do câncer de mama e do colo de útero, transplante de medula óssea e avaliação postural, além de serviços gratuitos para saúde e beleza como aferição de pressão arterial, índice de massa corporal, glicemia capilar, massagem corporal e spa para mãos e pés. A madrinha desta edição da campanha é a atriz Letícia Spiller.

- Já doei sangue em campanhas do Hemorio e participar de uma ação tão importante como essa só me enche de orgulho, pois, infelizmente, a população brasileira não possui o hábito de doar sangue, principalmente as mulheres. Portanto, estou aqui para incentivar o público feminino. Venham doar sangue e mostrem que existe atitude correndo por nossas veias! – convidou a atriz.

Hoje, no Estado do Rio de Janeiro, mais da metade da população é do sexo feminino; no entanto, no salão de doadores do hemocentro elas respondem por 35% do comparecimento. Nos últimos anos, os índices aumentaram em 5%.

- Hoje, menos de 2% da população doa sangue, mas é preciso que pelo menos 4% adote a prática. Mas acreditamos que pode melhorar - alerta Neusimar Carvalho, chefe do setor de Promoção à Doação de Sangue do instituto.

Hemorio - O Hemorio é o hemocentro coordenador que distribui sangue e derivados para 180 hospitais públicos e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS. Para ser um candidato à doação de sangue é necessário trazer um documento oficial de identidade com foto (original), estar bem de saúde, ter entre 16 e 67 anos e pesar mais de 50 quilos. Jovens com 16 e 17 anos podem doar sangue com declaração expressa dos pais e/ou responsáveis, cujo modelo pode ser encontrado no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é preciso estar de jejum, mas é importante evitar alimentos muito gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Os doadores serão cadastrados e vão responder um questionário que avalia se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue e, em seguida, são encaminhados para a triagem clínica.

Para mais informações, o voluntário pode entrar em contato com o Disque Sangue (0800 282 0708), onde são esclarecidas dúvidas e informados os endereços dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo Rio de Janeiro. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 - Centro e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados) das 7 às 18 horas.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!