Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
09 de junho de 2017
Número de infrações relacionadas ao cigarro diminui na cidade do Rio

Número de infrações relacionadas ao cigarro diminui na cidade do Rio

Desde 2009 uma lei – Lei Estadual 5.517/09 – proíbe o fumo em ambientes fechados e cobertos no Estado do Rio de Janeiro. A proibição foi reforçada pela Lei Federal 12.546/11. Regulamentada em dezembro de 2014, ela proíbe o uso de produtos fumígenos em áreas fechadas de uso coletivo e áreas internas não fechadas, varandas, corredores ou qualquer outro local onde haja algum tipo de barreira que impeça a dissipação da fumaça (marquises, ombrelones e toldos).

O descumprimento da legislação acarreta multa de R$ 5 mil reais. E este valor pode ser um dos motivos que levaram a diminuição das infrações relacionadas ao fumo cometidas por estabelecimentos que comercializam alimentos na cidade do Rio de Janeiro. A última multa aplicada foi em 2015, ano que registrou três autuações. De lá para cá, não houve registros de infrações.

Para a Vigilância Sanitária Municipal, além do alto valor da multa, a queda no número de infrações se deve, também, a atividades educativas. A orientação aos comerciantes acontece já na inspeção feita na abertura do estabelecimento e continua nas inspeções rotineiras, solicitadas por meio de denúncias à central de atendimento 1746.

As inspeções sanitárias são pautadas em avaliar as práticas adotadas pelos estabelecimentos, visando coibir a prática do tabagismo em suas dependências (se possui cinzeiros ou não, cartazes e área segregada para a prática). Quanto às instalações, é observado se possui varanda, área a céu aberto, ventilação forçada, climatizada ou não, que são avaliações dos locais inapropriados para a prática.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!