Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
24 de maio de 2013
Secretaria de Estado de Saúde alerta sobre os perigos de inalar fumaça de incêndio

Secretaria de Estado de Saúde alerta sobre os perigos de inalar fumaça de incêndio

A fumaça produzida por incêndios de grandes proporções podem causar danos à saúde. Em casos como o incêndio que atingiu um depósito de combustíveis na manhã da última quinta-feira (23), o contato intensificado com os gases emitidos pode levar até a morte.

De acordo com a médica Renata Mello, da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, a inalação desse tipo de substância pode causar inflamação, além de queimadura das vias aéreas. O contato com esse tipo de substância também pode causar doenças como broncoespasmo, traqueobronquite e pneumonia em até 5 dias após a inalação.

- Um desses gases liberados é o monóxido de carbono, que pode asfixiar o indivíduo na hora, ao reduzir a capacidade da hemoglobina de transportar oxigênio no organismo. Além de falta de ar, o indivíduo pode sentir dor de cabeça, tontura, torpor, até coma e morte – afirma a médica.

Além dos sintomas imediatos, há também os sintomas sentidos a longo prazo, devido à inflamação causada por esses gases, são eles: tosse com secreção, febre e desconforto na respiração.

Segundo Renata Mello, pessoas que apenas transitaram pelo local e tiveram contato breve com a fumaça não devem ter nenhum tipo de reação. Mas alertou que caso apresentem algum desses sintomas, devem imediatamente procurar uma unidade de saúde.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!