Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
17 de julho de 2017
Hemorio continua a vacinar contra a febre amarela

Hemorio continua a vacinar contra a febre amarela

A partir da próxima segunda, dia 17, e até sexta, dia 21, o Hemorio, unidade da Secretaria de Estado de Saúde, oferece a vacina contra a febre amarela a todos os candidatos à doação de sangue que passarem pela triagem clínica. Serão disponibilizadas 200 doses por dia. O objetivo é atrair mais doadores ao hemocentro, já que, após tomar a vacina, é preciso esperar quatro semanas para doar sangue.

Todos os voluntários à doação que passarem pela triagem clínica, aprovados ou não, vão receber a dose da vacina. Não será possível apenas se vacinar no hemocentro: o candidato à doação deve, necessariamente, passar pela triagem para receber a vacina.

No primeiro período da nova campanha, foram vacinadas 321 pessoas. Entre os dias 21 e 25 de março, o Hemorio recebeu mais de 2.700 candidatos à doação e aplicou 2.200 doses da vacina contra a febre amarela.

— O doador nos ajuda a salvar vidas e sai imune contra a febre amarela. Especialmente nesse período das férias, em que muitos viajam, é essencial que as pessoas que podem venham doar sangue – explicou o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.

O hemocentro tem capacidade para receber até 400 doadores por dia e abastece as emergências dos grandes hospitais da capital do estado, maternidades e outras unidades de saúde. O Hemorio também envia sangue, quando necessário, para outras cidades.

Informações ao doador

Quem tomou a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas pode doar sangue normalmente. Quem teve a doença também, desde que esteja curado há mais de um ano.

Para doar sangue

É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio: http://www.hemorio.rj.gov.br<http://www.hemorio.rj.gov.br/>). Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Hemorio

A unidade funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!