Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
02 de julho de 2013
Ministério da Saúde incorpora vacina contra HPV ao SUS

Ministério da Saúde incorpora vacina contra HPV ao SUS

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (1/7) a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) da vacina contra o papilomavírus (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero. O vírus HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, segundo que mais atinge mulheres, atrás apenas do mamário.

A vacina que estará disponível na rede pública é a quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer. No escopo do acordo entre Ministério da Saúde e os fabricantes da vacina - Butantan e Merck Sharp & Dohme (MSD), que atuarão em parceria tecnológica – está prevista a possibilidade de uso da versão nonavalente, que agregará outros cinco sorotipos à vacina.

Já em 2014, meninas de 10 e 11 anos receberão as três doses necessárias para a imunização. A meta é vacinar 80% do público-alvo, que atualmente soma 3,3 milhões de pessoas. A vacina tem eficácia comprovada para pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Por isso, a escolha do público-alvo levou em consideração evidências científicas, estudos sobre o comportamento sexual – no Brasil, a idade mediana da primeira relação entre adolescentes de 15 a 19 anos é 13 anos – e a avaliação de especialistas que atuam no Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) vinculado ao Ministério da Saúde.

As três doses serão aplicadas, com autorização dos pais ou responsáveis das pré-adolescentes, de acordo com o seguinte esquema: após a aplicação da primeira dose, a segunda deverá ocorrer em dois meses e a terceira, em seis meses. Para chegar com mais agilidade ao público-alvo e ampliar a adesão à proteção contra o HPV, a estratégia será mista: a imunização ocorrerá tanto nas unidades de saúde quanto nas escolas. Após o primeiro ano de imunização, a oferta deverá passar de 12 milhões de doses para 6 milhões de doses por ano, pois parte do público-alvo já estará imunizado e serão vacinas apenas meninas de 10 anos.

A vacinação não exclui as demais ações de prevenção ao câncer de colo do útero, como a realização do Papanicolau e o uso de camisinha em todas as relações sexuais.

Para mais informações, clique aqui!

(Com informações do Ministério da Saúde)

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!