Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
29 de julho de 2013
JMJ: foram monitorados 34 casos de doenças de interesse de saúde pública

JMJ: foram monitorados 34 casos de doenças de interesse de saúde pública

O Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde e criado para dar respostas rápidas às ocorrências da Jornada Mundial da Juventude, monitorou 34 casos de doenças de interesse de saúde pública no período de 19 a 28 de julho. Vale frisar que nenhum dos quadros foi considerado grave ou capaz de representar risco à saúde da população.

Os pacientes monitorados foram identificados a partir de 61 casos notificados pela rede de saúde pública e privada. Depois de avaliar cada quadro, os considerados de interesse para a saúde pública foram acompanhados pelo CIOCS por meio de contato telefônico com as equipes médicas responsáveis pelo atendimento aos pacientes ou através de visitas às unidades de saúde ou residências.

A maioria dos casos se referia a suspeitas de síndrome gripal, malária e doença diarreica aguda em pessoas vindas do próprio município do Rio, de outros estados e do exterior. Os pacientes foram atendidos em unidades de saúde, medicados, deram continuidade ao tratamento em casa e passam bem.

O diagnóstico dos pacientes foi feito com apoio do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) que, durante o evento católico, funcionou 24 horas. De 22 a 28 de julho, o Lacen realizou 9 análises de alimentos e 9 análises de material biológico.

Em operação desde o dia 17 de julho, o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde é formado por 30 representantes das secretarias municipais e estaduais de Saúde, do Corpo de Bombeiros, do Ministério da Saúde e da Fiocruz. Na JMJ, o grupo realizou busca ativa nas unidades de saúde para monitorar aspectos relacionados à identificação de doenças, verificando as notificações, o perfil e o número de atendimentos durante o evento.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!