29 de julho de 2013
JMJ: foram monitorados 34 casos de doenças de interesse de saúde pública

O Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde e criado para dar respostas rápidas às ocorrências da Jornada Mundial da Juventude, monitorou 34 casos de doenças de interesse de saúde pública no período de 19 a 28 de julho. Vale frisar que nenhum dos quadros foi considerado grave ou capaz de representar risco à saúde da população.

Os pacientes monitorados foram identificados a partir de 61 casos notificados pela rede de saúde pública e privada. Depois de avaliar cada quadro, os considerados de interesse para a saúde pública foram acompanhados pelo CIOCS por meio de contato telefônico com as equipes médicas responsáveis pelo atendimento aos pacientes ou através de visitas às unidades de saúde ou residências.

A maioria dos casos se referia a suspeitas de síndrome gripal, malária e doença diarreica aguda em pessoas vindas do próprio município do Rio, de outros estados e do exterior. Os pacientes foram atendidos em unidades de saúde, medicados, deram continuidade ao tratamento em casa e passam bem.

O diagnóstico dos pacientes foi feito com apoio do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) que, durante o evento católico, funcionou 24 horas. De 22 a 28 de julho, o Lacen realizou 9 análises de alimentos e 9 análises de material biológico.

Em operação desde o dia 17 de julho, o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde é formado por 30 representantes das secretarias municipais e estaduais de Saúde, do Corpo de Bombeiros, do Ministério da Saúde e da Fiocruz. Na JMJ, o grupo realizou busca ativa nas unidades de saúde para monitorar aspectos relacionados à identificação de doenças, verificando as notificações, o perfil e o número de atendimentos durante o evento.