Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
11 de outubro de 2017
16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado em 16 de outubro e a cada ano é sugerido um tema pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. O tema escolhido para 2017 é: “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”.

A fome, a pobreza e o aumento de alterações climáticas estão entre os fatores importantes que contribuem para a migração dos povos. A movimentação da população dentro de seu próprio país ou para outros, principalmente para os países em desenvolvimento com poucos recursos, pode gerar situações de insegurança alimentar. Isso acontece quando o acesso e a disponibilidade de alimentos são escassos. Se uma família não tem acesso regular e permanente à alimentação, em quantidade e qualidade adequadas, ela está em situação de insegurança alimentar.

Desde 2014, o Brasil não se encontra mais no Mapa da Fome. Porém, segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde há risco de voltarmos de onde saímos. Isso ocorre quando o país tem menos de 5% da população ingerindo calorias abaixo do recomendado.

Na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN) foram apontados temas importantes para garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável. São necessárias articulações, apoio e incentivo para o aumento da produção de alimentos adequados e saudáveis produzidos pelos pequenos agricultores, famílias, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais; livres de agrotóxicos e transgênicos entre outros. Para tanto, há necessidade de participação da sociedade civil nos mecanismos de Controle Social, que são espaços privilegiados de participação, discussão e exercício da cidadania, fundamental no processo de democratização da gestão de políticas públicas e de controle da sociedade sobre as ações do governo.

O sistema de produção e distribuição dos alimentos pode promover justiça social e proteger o ambiente ou, o contrário, gerar desigualdades sociais e ameaças aos recursos naturais e à biodiversidade, que são a riqueza e variedade de animais e vegetais.

O Dia Mundial da Alimentação promove a discussão a respeito da segurança alimentar e nutricional. O Brasil enfrenta tanto a desnutrição quanto o excesso de peso, que acomete mais de 50% da população. É necessário valorizar a produção regional e local de alimentos, hábitos alimentares culturais saudáveis e uma alimentação baseada em “comida de verdade” ou minimamente processada, como: fruta, legumes, verduras, feijão, arroz, carnes, peixes frescos e ovos. A recomendação é não consumir alimentos ultraprocessados, que são os ricos em gorduras, sal e açúcar, tais como biscoitos, massas instantâneas, refrescos e bebidas açucaradas, sorvetes, balas, cereais açucarados e temperos industrializados entre outros.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!