Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
08 de agosto de 2013
Campanha estimula a doação de leite materno


O Projeto Amigas do Leite, realizado no Hospital Estadual Rocha Faria, promoveu, nesta quarta-feira (07/08), a sua segunda campanha sobre aleitamento e doação de leite materno no calçadão de Campo Grande. A iniciativa tem como principal objetivo estimular mulheres que estão amamentando a doarem o leite materno excedente para diminuir o consumo de fórmulas industrializadas pelos bebês prematuros internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da instituição de saúde.

Criado há um mês e meio, o Amigas do Leite, serviço de coleta em domicílio de leite materno, conta com 35 doadoras fixas que são visitadas semanalmente. De acordo com a coordenadora de qualidade do banco de leite do Rocha Faria, Thaís Muniz, a ação reduziu em 70% o consumo de leite industrializado no hospital no mês de julho. O projeto Amigas do Leite tem como meta diminuir em até 90% o consumo de fórmulas industrializadas até dezembro de 2013 para receber o certificado de “Hospital Amigo da Criança”, selo de qualidade dado pelo Ministério da Saúde. Cada litro de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia.

- Com o leite materno os bebês prematuros tem uma maior chance de recuperação porque ele evita infecções, entre outros problemas. Assim é possível diminuir o tempo de permanência destas crianças na UTI – contou Thaís, que também é enfermeira obstetra.

Segundo a nutricionista que faz parte da equipe do projeto, Patrícia Tavares Meirelles, as mães doadoras são visitadas por profissionais qualificados que ensinam a retirar o leite e conservar o material na geladeira até que a equipe do hospital possa buscá-lo.

- Nossa equipe orienta as mães sobre a retirada do leite. As visitas, que ocorrem normalmente segundas, quartas e sextas-feiras, são realizadas na zona Oeste – disse a nutricionista.

A campanha, que aconteceu até o final da tarde no calçadão de Campo Grande e é promovida durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, atraiu mães e crianças por meio da distribuição de panfletos e atividades para a criançada como pintura na pele, entre outras brincadeiras. Mulheres puderam conhecer o trabalho realizado e se cadastrar para doação.

Para Renata Guimarães Viana, de 32 anos, mãe de Arthur Miguel, de apenas três meses, a iniciativa é muito positiva. Ela está disposta a doar o leite que sobra para a maternidade do hospital.

- A ação é muito bonita e importante, já me cadastrei. Tem muita gente que precisa e o leite materno é mais saudável para o bebê – disse.

Francineide Santos da Silva, de 35 anos, mãe de Ivan Igor, de 5 meses, também aprovou a campanha.

- Temos que ajudar as pessoas que precisam, vou participar da doação, fazer o que for possível para dar mais saúde aos bebês do hospital - afirmou.

Mães interessadas em doar o leite materno excedente devem ligar para o telefone 2333-6797 (ramal 280) ou 2416-3121.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!