25 de outubro de 2017
Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é atualizado

Estratégias e recomendações relacionadas às ações de saúde pública para o enfrentamento das doenças transmissíveis estão no Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS) que foi atualizado este ano.
O guia , segundo o próprio Ministério da Saúde, é mais do que um instrumento de informação. Contempla também as dimensões de “protocolos de conduta”, baseadas na aplicação do conhecimento científico no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e de normas técnicas que orientam a atuação dos profissionais para o controle de doenças de importância em saúde pública.
A obra visa disseminar os procedimentos relativos aos fluxos, prazos, instrumentos, definições de casos suspeitos e confirmados, funcionamento dos sistemas de informação em saúde, condutas, medidas de controle e demais diretrizes técnicas para operacionalização do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde.
A publicação atualizada substitui e amplia o escopo do Guia de Vigilância Epidemiológica (GVE), cuja primeira edição foi publicada em 1985. O GVE cumpriu, por décadas, o papel de orientar as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças de importância na saúde pública no país.
Confira aqui a versão atualizada do Guia de Vigilância em Saúde:
Volume 1
Volume 2
Volume 3