Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
10 de novembro de 2017
ARTIGO Influenciadores com cigarros – propaganda disfarçada e ilegal

ARTIGO | Influenciadores com cigarros – Propaganda Disfarçada e Ilegal

A inovação é uma das estratégias da indústria, atraindo cada vez mais o publico consumidor de seus produtos, uma de suas metas é alcançar novos usuários e manter a clientela fidelizada.

A criação de atrativos para os produtos já conhecidos ou até mesmo a remodelação, tendem a convencer e estimular a experimentação, além de cativar o publico já consumidor da substância.

Essa relação com o mercado consumidor, tende a garantir um ciclo evolutivo e a certeza de uma clientela satisfeita.

A produção de cigarros convencionais por suas companhias e o consumo crescente se difundem e se ramificam facilmente sem limites de idade, condições sócio econômica e culturais, nos chamam a atenção. As informações dos órgãos de saúde publica e regulamentadores do setor revelam uma crescente epidemia dos produtos fumígenos em todo o mundo, responsável por cerca de inúmeras mortes e doenças.

A Publicidade na era dos Influenciadores Digitais

O forte apelo através do Marketing e propaganda é um promotor e influenciador de hábitos e/ou tendências, sendo capaz de levar a iniciação, vício e manutenção do uso contínuo do cigarro.

Se não bastasse toda essa estratégia e expertise de mercado, nos deparamos com a “reinvenção do produto – cigarros eletrônicos e cigarros aquecidos”, acompanhado ainda de um misto de informações permissivas e controversas sobre sua eficácia. Lembramos que não existem evidencias e aprovação da comunidade cientifica para uso seguro, a título de redução de danos ou para auxiliar na cessação do tabagismo.

Estimular a iniciativa de abandono do fumo e a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis é uma medida preventiva que contribui significativamente para a redução da incidência da morbimortalidade por câncer e doenças tabaco-relacionadas no Estado do Rio de Janeiro.

As redes sociais e a internet são o veículo ideal, tornando-se uma mídia hibrida, não necessariamente promotora de propaganda, ou campanha publicitária, gerando dúvidas, favorecendo um lançamento disfarçado de uma nova marca, como parece ser o caso da Kent.

Segundo a revista Exame, nas últimas semanas, fotos de pessoas com cigarros começaram a aparecer repetidamente no Instagram, sempre com uma mesma hashtag. As imagens parecem retratos, e os posts não são vistos como propaganda. São usados nos retratos os chamados influenciadores, pessoas que tem muitos seguidores e são potenciais em relação aos jovens, podendo ajudar a modificar o comportamento dentro do grupo.

As fotos vem com a hashtag, #aheadbr. Algumas com o perfil @ahead.br no Instagram. São mais de vinte pessoas diferentes que aparecem nos posts...

A Secretaria de Estado e Saúde do Rio de Janeiro faz um alerta através do Departamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis DCNTs.

A identificação desse tipo informação veiculada através das redes sociais e canais de manipulação de massa (Que diz ser “uma rede que conecta jovens empreendedores, apoia iniciativas e inspira novas experiências na moda, música e design”).

Usando especialistas e pessoas de visibilidade para tornar o produto atraente, desejoso, vendável e estimulador do uso, deve ser vista com cautela e rejeição, sabendo que o produto comprovadamente gera males a saúde.

O Conar diz que fazer um post patrocinado no Instagram sem deixar claro o caráter de anúncio fere o acordo feito entre empresas, marcas e agências de publicidade e que tal ação é passível de investigação e posterior advertência.

Desde 2000, a lei federal 10.167 (que altera e complementa a lei 9.294 de 1996) proíbe publicidade de cigarro e derivados do tabaco em qualquer meio de comunicação, como outdoors, rádio, televisão, revistas e internet.

Artigo da área técnica do Programa Estadual do Controle de Tabagismo / DIVDANT / SVEA / SVS da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!