Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
28 de novembro de 2017
Mais de 70 países prometem tomar medidas urgentes para acabar com tuberculose até 2030

Mais de 70 países prometem tomar medidas urgentes para acabar com tuberculose até 2030

Tomar medidas urgentes para erradicar a tuberculose até 2030. Este o compromisso assumido por ministros de 75 países durante a primeira Conferência Ministerial Mundial sobre Tuberculose da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em Moscou, na Rússia.

A Declaração de Moscou para eliminar a tuberculose é uma promessa para aumentar a ação multissetorial, assim como para monitorar os avanços e gerar instância de prestação de contas. Também informará a primeira Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU sobre a Tuberculose em 2018, que buscará novos compromissos dos chefes de Estado sobre o tema.

Os esforços mundiais para combater a tuberculose salvaram aproximadamente 53 milhões de vidas desde 2000 e reduziram a taxa de mortalidade pela doença em 37%. No entanto, o progresso em muitos países parou e persistem as deficiências na atenção e na prevenção. Como resultado, a tuberculose continua matando mais pessoas que qualquer outra doença infecciosa.

Compromissos firmados

Participaram da reunião ministros e delegações de países, assim como representantes da sociedade civil e organizações internacionais, cientistas e pesquisadores. Mais de mil pessoas participaram da conferência de dois dias que teve como resultado o compromisso coletivo de impulsionar a ação em quatro frentes.

A primeira delas é avançar rapidamente para alcançar a cobertura universal de saúde, fortalecendo os sistemas de saúde e melhorando o acesso à prevenção e atenção da tuberculose centrada nas pessoas, e assegurar que ninguém seja deixado para trás. Outra frente é mobilizar um financiamento suficiente e sustentável por meio de maiores investimentos nacionais e internacionais para acabar com as brechas em pesquisa.

A terceira frente é avançar na pesquisa e no desenvolvimento de novas ferramentas para diagnosticar, tratar e prevenir a tuberculose, e a quarta é gerar instância de prestação de contas através de um marco para monitorar e revisar o progresso na eliminação da tuberculose, incluindo os enfoques multissetoriais.

Os ministros também prometeram minimizar o risco e a disseminação da resistência a medicamentos e fazer mais para envolver as pessoas e as comunidades afetadas pela tuberculose.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!