Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
01 de dezembro de 2017
Relatório da OMS mostra que houve aumento de casos de malária no mundo

Relatório da OMS mostra que houve aumento de casos de malária no mundo

Após um êxito mundial no controle da malária, o progresso paralisou. É o que revela o World Malaria Report 2017 (Relatório Mundial sobre Malária 2017, em português), divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Estima-se que em 2016 houve cinco milhões de casos a mais de malária do que em 2015. Já os óbitos pela doença ficaram em torno de 445 mil, número similar ao do ano anterior. Para a OMS, sem uma ação urgente, o mundo corre o risco de retroceder e perder os objetivos globais da malária para 2020 e além.

A Estratégia Técnica Global da OMS para a Malária prevê reduções de pelo menos 40% na incidência de casos de malária e taxas de mortalidade até o ano 2020. De acordo com o último relatório de malária da OMS, o mundo não está no caminho certo para atingir esses marcos críticos. Um grande problema é o financiamento insuficiente, tanto no nível doméstico quanto internacional, resultando em grandes lacunas na cobertura de redes tratadas com inseticida, medicamentos e outras ferramentas que salvam vidas.

Estima-se que, em 2016, US$ 2,7 bilhões foram investidos no mundo em esforços para controle e eliminação da malária. Essa quantia está bem abaixo do investimento anual de US$ 6,5 bilhões exigido até 2020 para atingir as metas de 2030 da estratégia global da OMS contra a malária.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!