Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
01 de dezembro de 2017
Leishmaniose Visceral: SES realiza capacitação de vigilância, suspeição clínica, diagnóstico e tratamento terapêutico

Leishmaniose Visceral: SES realiza capacitação de vigilância, suspeição clínica, diagnóstico e tratamento terapêutico

Leishmaniose Visceral: vigilância, suspeição clínica, diagnóstico e tratamento terapêutico. Este foi o tema da capacitação para médicos e profissionais da vigilância epidemiológica dos municípios de Barra Mansa e Volta Redonda, realizada no dia 28 de novembro, no Campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Volta Redonda.

As aulas foram ministradas pela Dra. Maria Inês Pimentel, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) e pelas Dras. Aline Fagundes e Eliame Mouta, do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz (INI/Fiocruz). Participaram 42 profissionais de saúde de Barra Mansa e 63 de Volta Redonda.

O treinamento foi organizado pela SES-RJ através da equipe da Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Zoonoses (GDTVZ) e pela Fiocruz, com execução operacional e logística da equipe do Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde do Médio Paraíba (NDVS). A capacitação contou, também, com a parceria do COSEMS e da CIR da região e apoio das Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa e Volta Redonda.

Ainda como ação conjunta da SES e Fiocruz, estão programada a realização do "Minicurso de Leishmanioses", que deve ser realizado de 5 a 7 de dezembro e será ministrado pela equipe do Laboratório de Referência em Vigilância Entomológica: Taxonomia e Ecologia de Vetores das Leishmanioses, da IOC/Fiocruz. O minicurso é dirigido aos profissionais de vigilância das leishmanioses de Barra Mansa e Volta Redonda.

A perspectiva da equipe da GDTVZ/SES para o próximo ano é levar esses treinamentos para os demais municípios da região.

Leia mais:

Alerta para intensificação das ações de vigilância de Leishmaniose Visceral
Boletim epidemiológico 001/2017
Boletim epidemiológico 002/2017

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!