26 de dezembro de 2017
Alimentação: o exemplo para as crianças
A partir de um ano de idade já é comum os pequenos comerem a mesma comida da família. Portanto, o ideal é que os membros da casa tenham hábitos saudáveis, pois assim influenciarão positivamente na alimentação das crianças. É importante que as refeições sejam sempre bem coloridas, já que isso estimula o paladar delas, além de despertar o interesse pela comida.
O Ministério da Saúde alerta para os cuidados com a alimentação infantil, lembrando a importância de se manter um intervalo de duas a três horas entre as refeições para garantir que a criança consuma quantidade suficiente de comida. A preocupação com a obesidade nesta faixa etária também é uma constante. Por isso, a recomendação é evitar a ingestão de açúcar, refrigerantes, balas e outras guloseimas, pois favorecem a formação de cáries e engordam.
Dosar o consumo de leite de vaca também é aconselhável, visto que a ingestão excessiva desse alimento está associada à anemia entre crianças menores de dois anos. O consumo deve ser limitado a 500ml por dia, caso a criança não seja mais amamentada. Se for, o consumo de leite de vaca é desnecessário. E por falar em leite, mantenha o aleitamento materno até os dois anos ou mais. Quanto mais tempo a criança mamar no peito, menor a chance de se tornar obesa.
Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições. Aliás, frutas da estação estão liberadas à vontade, mas se for oferecer suco é melhor optar por fazer isso após a refeição. E não deixe de adotar esses hábitos saudáveis, pois crianças que convivem com pessoas que comem bem, assimilam esse comportamento com mais naturalidade.