Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
11 de janeiro de 2018
Divisão de Saúde do Trabalhador disponibiliza boletim epidemiológico de acidentes de trabalho graves

Divisão de Saúde do Trabalhador disponibiliza boletim epidemiológico de acidentes de trabalho graves

Os acidentes de trabalho ocorreram em 3,4% da população adulta brasileira, sendo mais frequentes entre os homens, jovens, de 18 a 39 anos, cor preta, e menos frequentes na população com ensino superior completo, residentes no Sudeste do país. Cerca de um terço dos acidentes foram devidos a deslocamento para o trabalho (acidentes de trajeto). Dentre os acidentados pelo trabalho, cerca de metade deixaram de realizar suas atividades habituais, 8,8% foram internadas e um quinto relatou sequelas decorrentes dos acidentes do trabalho.

Este é apenas um panorama geral e inicial que o boletim epidemiológico de acidentes de trabalho graves, disponibilizado pela Divisão de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) apresenta. O documento se propõe a identificar subnotificações de casos de acidentes de trabalho graves no Estado do Rio de Janeiro, entre os anos 2010 e 2016, recuperados a partir do relacionamento entre o banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) com o Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM).

O SINAN é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. Já o SIM, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em 1975, é produto da unificação de mais de quarenta modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país. Possui variáveis que permitem, a partir da causa mortis atestada pelo médico, construir indicadores e processar análises epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde.

Confira aqui o boletim.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!