Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
17 de janeiro de 2018
Febre amarela: SES se reúne com profissionais de assistência e vigilância de Valença

Febre amarela: SES se reúne com profissionais de assistência e vigilância de Valença

Em mais uma ação de enfrentamento à febre amarela, equipes de diversos setores da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ): Vigilância Epidemiológica/Zoonoses e Vetores, Atenção Básica, Vigilância Ambiental/Controle de Vetores e Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde do Médio Paraíba estiveram, no dia 12 de janeiro, no município de Valença. A ida à cidade teve como objetivo oferecer apoio e orientação a gestores e profissionais da assistência e vigilância municipal para a intensificação das ações de prevenção e controle da febre amarela.

Dois moradores de Valença morreram após contraírem a doença. O resultado foi confirmado no dia 15 de janeiro, após exames laboratoriais realizados pela Fiocruz. Assim, foram confirmados quatro casos em 2018, até o momento: três em Valença, sendo duas mortes, e um óbito em Teresópolis.

Desde janeiro de 2017, a SES vem adotando medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos no território fluminense, a secretaria iniciou a criação de cinturões debloqueio, recomendando a vacinação contra a febre amarela principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença).

Desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado já estão incluídos na área de recomendação da vacina e a campanha de vacinação permanece. A SES reforça a importância das pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!