17 de janeiro de 2018
Febre amarela: SES se reúne com profissionais de assistência e vigilância de Valença

Em mais uma ação de enfrentamento à febre amarela, equipes de diversos setores da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ): Vigilância Epidemiológica/Zoonoses e Vetores, Atenção Básica, Vigilância Ambiental/Controle de Vetores e Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde do Médio Paraíba estiveram, no dia 12 de janeiro, no município de Valença. A ida à cidade teve como objetivo oferecer apoio e orientação a gestores e profissionais da assistência e vigilância municipal para a intensificação das ações de prevenção e controle da febre amarela.
Dois moradores de Valença morreram após contraírem a doença. O resultado foi confirmado no dia 15 de janeiro, após exames laboratoriais realizados pela Fiocruz. Assim, foram confirmados quatro casos em 2018, até o momento: três em Valença, sendo duas mortes, e um óbito em Teresópolis.
Desde janeiro de 2017, a SES vem adotando medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos no território fluminense, a secretaria iniciou a criação de cinturões debloqueio, recomendando a vacinação contra a febre amarela principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença).
Desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado já estão incluídos na área de recomendação da vacina e a campanha de vacinação permanece. A SES reforça a importância das pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas.