02 de fevereiro de 2018
Dia Mundial do Câncer aborda estigma social e notícias falsas sobre a doença

Em celebração ao Dia Mundial do Câncer, o Instituto nacional de Câncer (Inca) lançará a publicação Estimativa 2018/2019: Incidência de Câncer no Brasil. O livro traz as estimativas de novos casos de 19 tipos de câncer mais incidentes na população brasileira e ajuda gestores da saúde a elaborar políticas públicas de prevenção, detecção precoce e tratamento da doença.

O Instituto também dará continuidade à campanha sobre o estigma social do câncer. Iniciada no Dia Nacional de Combate ao Câncer de 2017, a campanha tem o objetivo de desmistificar marcas negativas associadas à doença, como emoções tristes e até mesmo a morte. A ideia é acolher e mostrar afeto aos que estão tendo que lutar contra a doença, através do compartilhamento de experiências de pessoas que já tiveram câncer.

Semana de Prevenção do Câncer

Como uma forma de marcar o Dia Mundial do Câncer do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e municípios fluminenses realizaram atividades durante o período que ficou definido como Semana de Prevenção ao Câncer. Confira algumas das atividades que foram realizadas!

Rio de Janeiro

No dia 30 de janeiro, de 13h a 17h, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Cuidados Paliativos, em ação conjunta com a Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes de Câncer (ABRAPAC), realizou um ciclo de debates intitulado "Câncer: mitos e verdades".

Maricá

Realizou a distribuição de material informativo nos postos de saúde do município.

Itaguaí

No dia 2 de fevereiro, de 8h30 a 12h, foi promovida uma atividade educativa na Rodoviária Municipal, para alertar a população para o rastreamento dos principais cânceres de mulheres e homens.

Cardoso Moreira

Entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro o município a distribuição de folderes e orientação aos usuários das UBS sobre Prevenção do Câncer e Estilo de vida Saudável e também sobre o perigo do uso de Agrotóxicos e Câncer de Pele na feira do produtor rural do dia 27 de janeiro.

Miracema

Miracema realizou atividades diversas entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro:

• 29 de janeiro - colocação de faixas com o tema em pontos estratégicos de grande circulação, como unidades de saúde; início de divulgação da campanha em meios de comunicação e início de panfletagem educativa nos pontos de grande circulação da cidade.
  • 30 de janeiro - palestra ministrada por usuária do SUS em remissão de câncer de mama, às 9h, no Centro de Atenção à Saúde da Mulher.
  • 31 de janeiro - aula de atividade física ministrada por educador físico, bem como conscientização da prática de exercícios físicos na prevenção de neoplasias, 19h, no Estádio Municipal Plínio Bastos.
  • 1º de fevereiro - orientações acerca de prevenção do câncer à nível de atenção primária passadas através da principal rádio da cidade por médico de equipe de ESF, em horário de maior audiência.
  • 2 de fevereiro - oferecimento de jantar com música ao vivo para usuários do SUS no município em tratamento a fim de homenageá-los e incentivá-los à busca da cura, bem como trocar experiências entre si, às 19:30, no pátio da Secretaria Municipal de Saúde.

São Gonçalo

Em São Gonçalo, no dia 1º de fevereiro, a ação foi na Praça Luiz Palmier e contou com aparticipação dos Programas Municipais e Atenção Básica (Prog. Tabagismo, Idoso, Nutrição, Hiperdia/ Diabetes, Hanseniase etc.). Já no dia 2 de fevereiro, a ação foi na Praça do Relógio, no centro Alcântara, com a participação do Programa IST/AIDS com testes rápidos e orientações prevenção do câncer.

Paraty

O dia 5 de fevereiro foi um dia de atividades com a equipe e o NASF, reunião com a comunidade orientando sobre o estilo de vida, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e promoção de saúde.

Participaram as seguintes unidades de Saúde da Família: ESF Paraty mirim; ESF Pantanal; ESF Taquari; ESF Mangueira; ESF Ilha das cobras; ESF Trindade; ESF Patrimônio; ESF Barra Grande; e ESF Corisco.

Tanguá

Nos ida 4 e 5 de fevereiro foi promovida uma Roda de Conversa com os usuários os profissionais das Unidades Básica de Saúde.

Itaocara

Foi realizado sala de espera com todas as pessoas presentes e distribuição de panfletos seguindo o seguinte cronograma:

29/01 - Estratégia Saúde da Família BNH;
01/02 - Estratégia Saúde da Família Cidade Nova;