Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
07 de março de 2018
Excesso de peso aumenta a prevalência de doenças como diabetes e hipertensão

Excesso de peso aumenta a prevalência de doenças como diabetes e hipertensão

Segundo dados da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, quase 20% dos brasileiros sofre com obesidade. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade da população adulta está com excesso de peso. Dados preocupantes. Já que o excesso de peso aumenta a prevalência de doenças crônicas associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão.

Em função de sua magnitude e velocidade de evolução, o excesso de peso – que compreende o sobrepeso e a obesidade – é considerado atualmente um dos maiores problemas de saúde pública, afetando todas as faixas etárias. Por isso, os cuidados devem começar já na gravidez.

Desde a infância

A gestante precisa ter uma alimentação adequada e saudável e praticar atividade física, atitudes que vão favorecer a saúde do seu filho em longo prazo. Depois que a criança nasce, a mãe deve continuar tendo cuidado com a alimentação, como prover apenas o leite materno até os seis meses de vida e manter o aleitamento materno até os dois anos de idade. Outra dica importante é não oferecer açúcar nos primeiros dois anos de vida da criança.

Durante a introdução alimentar, a mãe tem de lembrar sempre dos alimentos saudáveis, in natura, evitar os processados e ultraprocessados, como biscoitos, sucos de caixinha e papinhas industrializadas e oferecer frutas e deixar o açúcar de lado, tudo isso vai favorecer a saúde nutricional em longo prazo. Os pais precisam também estimular a atividade física.

Nunca é tarde para mudar hábitos

Mas os adultos também podem evitar a obesidade se alimentando de forma mais adequada e saudável. E se você faz careta ao ouvir falar em alimentação saudável, saiba que ela não é sinônimo de comida ruim ou sem gosto. Para ser saudável a alimentação deve variada, rica em nutrientes, colorida, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, como arroz, feijão, legumes, frutas e verduras. Mas para muitos adultos algumas barreiras são complicadas. Por isso, é importante ter perseverança e comprometimento, inclusive para incluir a prática de exercícios na rotina.

Segundo os especialistas, um grande problema de hoje é que há adultos com deficiência nutricional. Eles até consomem muitas calorias, mas não variedade de nutrientes. As pessoas sempre ligam a desnutrição à pessoa magra, mas podemos ter um obeso com carência nutricional, ou seja, ele está desnutrido do ponto de vista de micronutrientes e oferta de proteínas. Existem, ainda, casos de pessoas obesas que fazem dieta por conta própria e acabam com sérias deficiências nutricionais. Elas perdem peso, mas também muitos nutrientes nesse processo.

Por isso é fundamental ter em mente que uma alimentação saudável e adequada é, sempre vale repetir, variada e rica em alimentos in natura ou minimamente processados. Tenha sempre à mesa frutas, legumes e verduras e procure preparar as suas refeições em casa e se for necessário, congele o almoço ou jantar em pequenas porções. Evite gorduras saturadas, sal, açúcar e alimentos ultraprocessados. Se tiver dúvida, consulte o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. A publicação te orienta quanto às práticas alimentares adequadas e saudáveis, que contribuirão para a promoção da sua saúde.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!