Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
29 de agosto de 2013
Dia Nacional de Combate ao Fumo: campanha fala sobre os riscos de fumar narguilé


O dia 29 de agosto é sempre lembrado no Brasil como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Todos os anos são feitas inúmeras campanhas de conscientização sobre esse vício que prejudica a saúde de fumantes ativos e passivos. Este ano não será diferente. “Parece inofensivo, mas fumar narguilé é como fumar 100 cigarros” foi o slogan escolhido pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) para divulgar a campanha deste ano, que tem o objetivo de informar jovens e adultos sobre os riscos de fumar narguilé, prevenindo a iniciação e a experimentação, que ocorre principalmente entre os 13 e 25 anos.

Dados da pesquisa Vigilância de Tabagismo em Escolares (Vigescola), do Ministério da Saúde, mostram que de 20% a 45% dos jovens de 13 a 15 anos já experimentaram cigarro – dependendo da cidade/ano. Outro estudo que serve como alerta para a população foi realizado pelo IBGE em parceria com o Inca e comprova que 75% dos fumantes brasileiros tiveram seu primeiro contato com o cigarro até os 18 anos e 67% começaram a fumar regularmente com 18 anos ou menos.

Pesquisas recentes indicam que adolescentes fumantes têm alto risco de se tornarem adultos fumantes. E quanto mais cedo for estabelecida uma dependência, maior o risco de câncer, outras doenças crônicas e morte prematura. Por isso, é importante prevenir o tabagismo, especialmente entre os jovens.

Narguilé

O narguilé, também conhecido como cachimbo d’água, é um dispositivo utilizado para fumar, onde o tabaco é aquecido e a fumaça produzida passa por um filtro de água até ser aspirada pelo fumante através de uma mangueira. Esse filtro passa a impressão de que o narguilé é menos prejudicial à saúde. Mas isso não é verdade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma sessão de narguilé dura de 20 a 80 minutos, gerando uma exposição a todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros. Além disso, outra situação é muito preocupante. O narguilé pode ser usado por várias pessoas ao mesmo tempo, reforçando a socialização que tanto atrai os jovens.

O uso do cachimbo d’água é frequentemente associado por estudos ao desenvolvimento de câncer de pulmão, boca e bexiga, doenças respiratórias, doença periodontal, doenças coronarianas e exposição a concentração de nicotina, que causa dependência. Os riscos também são extensivos a doenças infectocontagiosas como herpes, hepatite C e tuberculose, devido ao compartilhamento do bocal entre usuários.

Tratamento

O tabagismo é uma doença que causa três dependências: física, psicológica e comportamental. O tratamento reformula a forma como o fumante lida com seus sentimentos, promove mudanças de hábitos e, quando necessário, recorre a medicamentos que evitem os sintomas de abstinência. Estes medicamentos são os adesivos transdérmicos de nicotina, a pastilha e goma de nicotina e a bupropiona, que são adquiridos pelo Ministério da Saúde e distribuídos aos estados que, por sua vez, distribuem aos municípios que tenham o programa estruturado.

Os pacientes são avaliados individualmente para que sejam identificados os tipos de dependência, histórico do tabagismo, motivação e outros aspectos que possam auxiliar o tratamento. Depois da avaliação, o paciente é encaminhado para o tratamento mais adequado ao seu caso.

Os municípios são responsáveis pela execução do programa, condução dos grupos de fumantes e a dispensação dos medicamentos, se necessário. Se você deseja parar de fumar, verifique junto à Secretaria Municipal de Saúde do seu município qual unidade mais próxima de sua residência ou trabalho que oferece o tratamento e repasse o seu histórico em relação a sua saúde e ao vício do tabaco para que eles possam melhor atendê-lo.

A luta pela saúde e por uma vida sem fumo não é só sua. Estamos juntos todos os dias para combater o fumo!

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!