25 de abril de 2018
ONU lança campanha por saúde sexual e reprodutiva no Brasil
Ela Decide Seu Presente e Seu Futuro. Este é o slogan da campanha criada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para defender o empoderamento feminino e o direito à saúde sexual e reprodutiva no Brasil.
Inspirada na ação global “She Decides”, o projeto nacional mobilizará ações de empoderamento para que brasileiras possam tomar decisões autônomas sobre sua sexualidade – sobre engravidar ou não, sobre quando e quantos filhos ter e sobre como vivenciar a maternidade.
Os altos índices de gestações não planejadas, de mortes em decorrência de complicações durante a gravidez, o parto e o pós-parto (morte materna) e o aumento de infecções sexualmente transmissíveis demonstram a urgência do envolvimento de toda a sociedade para fazer frente ao problema.
Dados da pesquisa Nascer no Brasil, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), revelam que aproximadamente 30% das mulheres que deram à luz em hospitais selecionados disseram que não desejaram a gestação atual. Ainda conforme a instituição de pesquisa, a cada 100 mil bebês nascidos vivos, 143 mães morriam antes de 1990. Esse número caiu consideravelmente entre 1990 e 2015, mas, seguiu elevado e preocupante: para o mesmo número de bebês nascidos vivos, 61 mulheres vieram a óbito em 2015.
A campanha Ela Decide Seu Presente e Seu Futuro busca também promover especialmente três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas — o ODS 3, que visa assegurar vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades; o ODS 5, que defende a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e jovens; e o ODS 17, que determina o fortalecimento de parcerias globais para o desenvolvimento sustentável.