Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
30 de agosto de 2013
Campanha Nacional de Multivacinação já aplicou mais de 175 mil doses de vacina no estado do Rio


A Campanha Nacional de Multivacinação começou no sábado (24/8) e, até a manhã desta sexta-feira (30/8), foram aplicadas 175.915 doses de vacinas em crianças de 0 a 5 anos nos postos de saúde dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. A vacina mais requisitada foi a tríplice viral, com 75.119 doses aplicadas, seguida por 31.455 de DTP (difteria, tétano e coqueluche) e 22.734 contra Poliomielite. Parceria entre as secretarias municipais, estaduais e o Ministério da Saúde, a campanha termina nesta sexta-feira (30/8). A vacinação acaba nesta sexta-feira (30).

Estão disponíveis nos postos de saúde todas as vacinas do calendário básico da criança, entre elas: Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP.

O objetivo da campanha é oferecer às crianças a oportunidade de tomar as vacinas que, por algum motivo, não tenham sido administradas dentro da faixa etária específica.

- Esta é uma campanha de atualização vacinal. Estima-se que de 10 a 15% das crianças entre 0 e 5 anos possam necessitar de pelo menos uma das vacinas do calendário, considerando o histórico de cobertura vacinal no Estado do Rio de Janeiro – esclarece o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Alexandre Chieppe.

Vitamina A- O Ministério da Saúde também disponibiliza para as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade – residentes em todos os municípios das Regiões Norte e Nordeste e municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul – a suplementação de vitamina A. As megadoses da vitamina contribui para a redução do risco global de morte, mortalidade por diarreia, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças. A suplementação também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!