Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
03 de setembro de 2013
Madureira terá testagem rápida de hepatite nesta quarta-feira

Madureira terá testagem rápida de hepatite nesta quarta-feira

Quem estiver passando por Madureira nesta quarta-feira (4) vai poder aproveitar para realizar teste rápido para identificar hepatites B e C. A testagem será realizada das 19h às 23h no trailer do projeto Quero Fazer, que fica estacionado embaixo do viaduto Negrão de Lima. Parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Ministério da Saúde e a Associação Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada (EPAH), a unidade móvel, que costuma realizar testes de HIV, vai se dedicar, nesta semana, exclusivamente aos exames de hepatite.

O exame, feito por meio de sangue colhido da ponta dos dedos, fica pronto em 30 minutos. Em caso de resultado positivo, as pessoas serão orientadas e encaminhadas à rede especializada de atendimento.

A testagem rápida oferece ao público a oportunidade de verificar se está infectado e obter orientações sobre o tratamento. Muita gente nem desconfia de que está doente porque a hepatite costuma agir em silêncio. A pessoa infectada pode viver anos sem apresentar qualquer sintoma, o que dificulta um diagnóstico precoce, capaz de evitar a evolução da doença para formas mais graves.

Estima-se que existam 1,5 milhão de portadores de hepatite C ainda não diagnosticados no Brasil. No Estado do Rio, há 4.409 casos do tipo C confirmados no período de 2000 a 2011. O tipo B reúne 5.622 registros no estado, de 2000 a 2010.

HIV- O trailer conta com equipe de profissionais de saúde capacitados pela SES, por meio da Gerência Estadual de DST/Aids, Sangue e Hemoderivados. De fevereiro a julho, já foram realizados 490 testes de HIV na unidade móvel. Cerca de 10% dos exames tiveram resultado positivo. O estado do Rio de Janeiro registrou 91.034 casos da síndrome, no período entre 2000 e 2012. O teste rápido de HIV também é realizado a partir do sangue colhido da ponta dos dedos e dura 30 minutos.

Em caso de resultado positivo, os pacientes deixam o trailer já com consulta agendada no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, que conta com ambulatório especializado no atendimento a pessoas portadoras de HIV.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!