28 de maio de 2018
29 de maio: Dia Mundial de Saúde Digestiva
Celebrado em 29 de maio, o Dia Mundial de Saúde Digestiva faz parte do calendário global de ações da Organização Mundial de Saúde (OMS). A data tem como objetivo sensibilizar a população e profissionais de saúde para a importância do tema, para as doenças que podem acometer o aparelho digestivo, os sintomas e os tratamentos disponíveis. Entre os problemas estão: gastrite, constipação intestinal, diarreias, síndrome do intestino irritável e alguns cânceres entre outros.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida e são responsáveis por até 20% dos casos de câncer e por aproximadamente 35% das mortes pela doença em países em desenvolvimento. Uma alimentação baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, ou seja, rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas e pobre em alimentos ultraprocessados (com alto teor de açúcares, sal e gordura), podem prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.
É importante destacar que os cânceres digestivos sofrem influência importante dos fatores de risco como: consumo de tabaco, álcool e alimentação inadequada. Um a cada cinco casos de tipo de câncer poderiam ser evitados com a mudança de comportamento no estilo de vida, tais como adoção de uma alimentação saudável, manutenção do peso adequado, cessação do tabagismo, redução do consumo de álcool e a prática regular de atividade física.