Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
29 de maio de 2018
31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco

31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco

O dia 31 de maio é a data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial sem Tabaco. Este ano o tema é "Tabaco e doenças cardíacas", visando sensibilizar usuários quanto ao uso nocivo do tabaco ativo e passivo e as diversas formas de adoecimento global.

Os focos da campanha são: a relação entre o uso de produtos de tabaco e doenças cardiovasculares; o aumento da conscientização sobre o impacto que o uso da substância e a exposição ao fumo passivo têm sobre a saúde cardiovascular; a promoção da saúde do coração, protegendo as pessoas contra o uso de produtos de tabaco.

A redução dos riscos à saúde do coração, ao acidente vascular cerebral e às doenças vasculares periféricas ocasionados pelo uso do tabaco podem acontecer por meio de ações de educação em saúde, mudança de hábitos e oferta de tratamento contínuo para cessação do fumo. O impacto causado à população por meio da epidemia do tabaco resulta em adoecimento e morte em todo mundo.

Segundo a OMS o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo contribuem para aproximadamente 12% das mortes por doenças cardíacas e o seu uso é a segunda principal causa de DCV, após a hipertensão arterial. A epidemia global do tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas a cada ano, dos quais cerca de 900.000 são não-fumantes morrendo por respirar o fumo passivo. Quase 80% dos mais de 1 bilhão de fumantes em todo o mundo vivem em países de baixa e média renda, onde o peso das doenças relacionadas ao tabaco e da morte é maior.

As medidas custo-efetivas recomendadas pela OMS, chamadas de MPOWER, e que estão alinhadas com a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, podem ser usadas pelos governos para reduzir o uso do tabaco e proteger as pessoas das doenças crônicas não transmissíveis. Confira quais são esta medidad:

  • Monitorar o uso do tabaco e as políticas de prevenção
  • Proteger as pessoas contra a exposição ao fumo do tabaco, criando locais públicos fechados, locais de trabalho e transportes públicos totalmente livres de fumo
  • Oferecer ajuda para deixar o tabaco (apoio a toda à população, com cobertura de custos, incluindo aconselhamento breve por parte dos prestadores de cuidados de saúde e de linhas nacionais gratuitas)
  • Avisar sobre os perigos do tabaco através da implementação de embalagens planas / padronizadas e / ou grandes advertências gráficas de saúde em todas as embalagens de tabaco e implementar campanhas eficazes antitabaco que informem o público sobre os danos causados pelo tabaco e a exposição ao fumo passivo
  • Impor proibições abrangentes à publicidade, promoção e patrocínio do tabaco
  • Aumentar os impostos sobre os produtos do tabaco e torná-los menos acessíveis.

 

A Equipe Técnica que atua com o Programa de Controle do Tabagismo da Divisão de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis/SVEA/SES-RJ, apoia e participa da campanha da OMS incentivando aos 92 municípios do estado a participarem do tema desenvolvendo atividades temáticas junto à população a fim de alcançar o maior público possível. A equipe recomenda ações de conscientização, esclarecendo e ofertando tratamento para cessação da dependência química, além de alertar sobre os variados níveis de adoecimento por meio do fumo, propondo melhor qualidade de vida e ambiente saudável livre do fumo de qualquer natureza.

Ações nos municípios

Confira fotos de ações e atividades realizadas pelos municípios do Estado do Rio de Janeiro:

 

Barra Mansa


Belford Roxo


Duque de Caxias


Mesquita


Miracema


Nova Friburgo


Petrópolis


Quissamã


Rio de Janeiro


Santo Anônio de Pádua


São Fidélis


São Gonçalo


Saquarema


Três Rios


 

Leia mais na página da Vigilância Sanitária

Dia Mundial de Combate ao Tabaco

Rio Sem Fumo

Visite a página do Rio Sem Fumo

Denúncias

Confira aqui os contatos das Vigilância Sanitárias Municipais, responsábeis pela fiscalização do cumprimento da legislação antitabagista.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!