Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
01 de junho de 2018
OMS recomenda vacinação contra sarampo e rubéola antes de viajar para a Copa do Mundo

OMS recomenda vacinação contra sarampo e rubéola antes de viajar para a Copa do Mundo

Viajar para assistir a uma Copa do Mundo de Futebol em outro país é um sonho para muita gente. Se é o seu caso e se agora em 2018 você vai poder realiza-lo é preciso atenção com algo que talvez você, me meio aos preparativos da viagem, não tenha pensado: vacinação.

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) recomenda que todas as pessoas que viajarão para a Copa do Mundo 2018 estejam com todas as vacinas em dia, incluindo aquela que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba – conhecida no Brasil como tríplice viral.

A recomendação é para se vacinar ao menos 15 dias antes de viajar. Como a torneio mundial de futebol acontecerá entre os dias 14 de junho e 15 de julho, é bom conferir sua caderneta de vacinação e, se for o caso, procurar logo um posto de saúde.

A intensificação das viagens internacionais e o movimento de pessoas durante eventos de massa, como a Copa do Mundo, aumentam o risco de transmissão de doenças. Também aumenta a probabilidade de os viajantes retornarem a seus países com doenças como o sarampo, que é altamente contagioso e pode ter graves consequências para a saúde das populações não vacinadas e mais vulneráveis.

Estima-se que a Copa do Mundo atrairá cerca de um milhão de pessoas de todo o mundo. Dos 32 países que participarão do torneio, 28 relataram casos de sarampo este ano. No ano passado, o número de novos casos de sarampo na Europa quadruplicou. A doença infectou 22.360 pessoas e causou 36 mortes. Nos primeiros três meses de 2018, a Europa registrou mais de 18 mil casos de sarampo. França, Grécia, Sérvia e Ucrânia são os países com o maior número de casos. A Rússia, por sua parte, notificou mais de 600 casos.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!