Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
06 de junho de 2018
OMS pede ação urgente contra doenças crônicas não transmissíveis

OMS pede ação urgente contra doenças crônicas não transmissíveis

Um relatório da Comissão Independente Mundial de Alto Nível da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) pede uma ação urgente para o tratamento de enfermidades crônicas. Para isso, segundo a OMS, é necessário um compromisso político de alto nível e o aumento imediato das ações para enfrentar a epidemia de DCNTs, principais causas de morte e de problemas de saúde no mundo.

Coletivamente, câncer, diabetes, doenças pulmonares e cardiovasculares matam 41 milhões de pessoas a cada ano, respondendo por 71% de todas as mortes no mundo. Desse número, 15 milhões de mortes ocorrem em indivíduos com idades entre 30 e 70 anos. O relatório concentra a atenção em desafios crescentes, mas muitas vezes negligenciados, como transtornos mentais e obesidade.

A Comissão faz seis recomendações no relatório:

  1. Os Chefes de Estado e de governo devem assumir a responsabilidade pela agenda das DCNTs, em vez de delegá-la apenas aos ministros da saúde, uma vez que requer colaboração e cooperação com muitos setores.
  2. Os governos devem identificar e implementar um conjunto específico de prioridades dentro da agenda geral de DCNTs e saúde mental, com base em suas necessidades de saúde pública.
  3. Os governos devem reorientar os sistemas de saúde para incluir os serviços de prevenção e controle das DCNTs e de saúde mental em suas políticas e planos de cobertura universal de saúde.
  4. Os governos devem aumentar a regulamentação efetiva e o envolvimento apropriado com o setor privado, academia, sociedade civil e comunidades.
  5. Os governos e a comunidade internacional devem desenvolver um novo paradigma econômico para o financiamento de ações sobre DCNTs e saúde mental.
  6. Os governos precisam fortalecer a responsabilização de seus cidadãos pela ação sobre as DCNTs e simplificar os mecanismos de responsabilização internacional existentes.

 

Cumprir a promessa de cobertura universal de saúde, para garantir que todas as pessoas, em todos os lugares, possam ter acesso a serviços de saúde de qualidade sem sofrer dificuldades financeiras, é uma das principais prioridades da OMS. O relatório da Comissão ajudará a orientar os países à medida que avançam em direção à saúde para todos e enfrentam as DCNTs e os assassinos infecciosos.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!