Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
04 de julho de 2018
Vacinas são tema de projeto que une teatro e ciência

Vacinas são tema de projeto que une teatro e ciência

Quando o assunto é vacinação, há quem fique com medo, há quem tenha dúvidas. Aliás, são muitas as dúvidas... Será que é seguro? É preciso mesmo tomar vacina? Sim e sim. As vacinas não só são seguras e importante para a saúde individual como são uma importante estratégia para bloquear e até erradicar doenças. Ou seja, um instrumento de proteção individual, mas também uma estratégia de saúde pública. Graças a elas muitas doenças estão hoje controladas ou foram eliminadas.

O que não é seguro é a desinformação. Sabendo disso, a atriz Leticia Guimarães, do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e a bióloga Priscila Born, doutoranda do programa de pós-graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), resolveram misturar ciência e arte para conversar, de forma acessível e divertida, sobre o que é mito e o que é verdade quando o assunto é vacinação. Leticia e Priscila vão produzir uma peça teatral para promover reflexões sobre o assunto junto a alunos e professores do ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro.

Com texto escrito por um dramaturgo, atores, figurino e cenário, a peça será apresentada nas escolas, com espaço para escuta e troca de opiniões e conhecimentos. O projeto de Leticia e Priscila será realizado entre 2018 e 2020. Ele foi um dos selecionados pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, por meio de um edital que visava estimular os profissionais e estudantes da instituição a desenvolverem projetos no campo da divulgação científica.

O projeto se torna ainda mais importante no momento atual, em que existem grupos – chamados de ‘antivacina’ – usando informações distorcidas ou equivocadas para tentar convencer as pessoas a não se vacinarem. Olha o perigo: se as pessoas não tomarem as vacinas, doenças como o sarampo, a poliomielite e outras podem voltar a aparecer no Brasil e no mundo todo. O trabalho de Leticia e Priscila vem mostrar que tão bom quanto tomar vacina é ser bem informado.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!