04 de julho de 2018
Vacinas são tema de projeto que une teatro e ciência
Quando o assunto é vacinação, há quem fique com medo, há quem tenha dúvidas. Aliás, são muitas as dúvidas... Será que é seguro? É preciso mesmo tomar vacina? Sim e sim. As vacinas não só são seguras e importante para a saúde individual como são uma importante estratégia para bloquear e até erradicar doenças. Ou seja, um instrumento de proteção individual, mas também uma estratégia de saúde pública. Graças a elas muitas doenças estão hoje controladas ou foram eliminadas.
O que não é seguro é a desinformação. Sabendo disso, a atriz Leticia Guimarães, do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e a bióloga Priscila Born, doutoranda do programa de pós-graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), resolveram misturar ciência e arte para conversar, de forma acessível e divertida, sobre o que é mito e o que é verdade quando o assunto é vacinação. Leticia e Priscila vão produzir uma peça teatral para promover reflexões sobre o assunto junto a alunos e professores do ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro.
Com texto escrito por um dramaturgo, atores, figurino e cenário, a peça será apresentada nas escolas, com espaço para escuta e troca de opiniões e conhecimentos. O projeto de Leticia e Priscila será realizado entre 2018 e 2020. Ele foi um dos selecionados pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, por meio de um edital que visava estimular os profissionais e estudantes da instituição a desenvolverem projetos no campo da divulgação científica.
O projeto se torna ainda mais importante no momento atual, em que existem grupos – chamados de ‘antivacina’ – usando informações distorcidas ou equivocadas para tentar convencer as pessoas a não se vacinarem. Olha o perigo: se as pessoas não tomarem as vacinas, doenças como o sarampo, a poliomielite e outras podem voltar a aparecer no Brasil e no mundo todo. O trabalho de Leticia e Priscila vem mostrar que tão bom quanto tomar vacina é ser bem informado.