Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
06 de julho de 2018
Estudo da OMS revela medicamento que pode salvar vida de milhares de mulheres

Estudo da OMS revela medicamento que pode salvar vida de milhares de mulheres

Prevenir o sangramento excessivo após o parto e salvar milhares de vidas de mulheres em países de baixa e baixa-média renda. É o que, segundo um estudo liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em colaboração com a MSD for Mothers e a Ferring Pharmaceuticals, pode fazer uma nova formulação de medicamento.

Atualmente, a OMS recomenda a ocitocina como principal medicamento para prevenir o sangramento excessivo após o parto. A ocitocina, no entanto, deve ser armazenada e transportada a 2-8 graus Celsius. O estudo, publicado no New England Journal of Medicine, revelou que uma droga alternativa – a carbetocina estável ao calor – é segura e eficaz e não requer refrigeração, mantendo sua eficácia por pelo menos três anos quando armazenada a 30 graus Celsius e 75% de umidade relativa do ar.

O ensaio clínico, o maior do gênero, estudou cerca de 30 mil mulheres que deram à luz por via vaginal em 10 países: Argentina, Egito, Índia, Quênia, Nigéria, Cingapura, África do Sul, Tailândia, Uganda e Reino Unido. O próximo passo é a revisão regulamentar e aprovação pelos países.

Aproximadamente 70 mil mulheres morrem a cada ano devido à hemorragia pós-parto, o que aumenta o risco de que seus bebês também morram dentro de um mês.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!