30 de julho de 2018
Capacitação para tratamento de cessação do tabagismo reune 150 profissionais
A Divisão de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (DivDANT/PS) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), por meio da Equipe Técnica responsável pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo, promoveu nos dias 19 e 20 de julho, a capacitação para tratamento de cessação do tabagismo. Destinada aos profissionais de saúde do Estado do Rio de Janeiro, contou com palestras dos membros da equipe técnica responsáveis pelo Programa Estadual.
O encontro abordou as questões sobre a implantação do Programa de Cessação do Tabagismo nas Unidades Saúde, a legislação e a Abordagem Cognitivo Comportamental para com os pacientes. Tratou-se ainda da importância das palestras motivacionais na entrevista inicial, dos comportamentos aditivos, passando pelas sessões estruturadas e finalmente as sessões de manutenção. O apoio medicamentoso também foi tema do Encontro.
Além das palestras houve apresentação de vídeos, relatos de experiências exitosas do programa em alguns municípios do Rio de Janeiro e ao final o depoimento de um funcionário do Ministério da Saúde, ex-fumante, que contou sua experiência de ter deixado de fumar há um ano, após tratamento realizado em uma Unidade Saúde do SUS. Ele chamou atenção sobre a acolhida da equipe do Programa de Cessação de Tabagismo da UBS onde ele realizou seu atendimento, por ter sido de grande importância na ajuda para deixar de fumar.
Estiveram presentes 150 profissionais de nível superior do SUS de 38 municípios do Rio de Janeiro. Tais profissionais se encontram qualificados e aptos a implantar e/ou dar continuidade ao Programa de Tratamento para a Cessação do Tabagismo nas Unidades de Saúde da Rede de Atenção do SUS no Estado do Rio de Janeiro.
O fumo mata 7 milhões de pessoas ao ano no mundo e é causa de morte evitável, portanto, é importante divulgar que o SUS tem condição de reduzir esta estatística. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) apresenta um ótimo programa para cessação do tabagismo que estados e municípios procuram estruturar de acordo com suas realidades