26 de setembro de 2013
Saúde realiza I Encontro de Educação Permanente do Estado do Rio de Janeiro

Em homenagem aos 10 anos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) reúne, nesta quinta (26/9) e sexta-feira (27/9), no Centro do Rio, 200 representantes das secretarias municipais de saúde, membros das Comissões Intergestoras de Ensino e Serviço (CIES) e demais profissionais da área no I Encontro Estadual de Educação Permanente do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é fortalecer as equipes regionais das CIES, apoiar ações de educação permanente em todo estado e possibilitar a troca de experiências de educação em saúde entre os municípios.

Organizado pela Subsecretaria de Gestão do Trabalho e Executiva da SES, por meio da Coordenação Geral de Educação em Saúde, o encontro conta com palestras apresentadas por representantes do Ministério da Saúde, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fiocruz e outros. Entre os temas abordados, a importância das CIES na implantação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, processos de trabalho, execução de recursos e educação em saúde nas regiões.

— O nosso objetivo é oferecer um atendimento de qualidade à população. O SUS sai fortalecido com as ações de educação em saúde — disse Marcelo Pessoa, subsecretario de Gestão do Trabalho e Executiva da SES, na abertura do evento.

As CIES estadual e regional desenvolvem o trabalho de educação em saúde e foram implantadas para atender à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, que estabelece recursos e diretrizes para a educação permanente dos profissionais de saúde.

No estado do Rio, existe uma CIES regional para cada uma das nove áreas administrativas do território fluminense. Compõem os grupos gestores e profissionais de saúde do estado e dos municípios, universidades, instituições de ensino em saúde, membros do Conselho Estadual de Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado (Cosems- RJ).

— O trabalho de educação em saúde visa qualificar nossos profissionais de forma contínua. Desde 2009, contamos com os CIES e sabemos que ainda temos muito a caminhar nessa área. A virada do nosso país, sem dúvida, virá pela educação em suas diversas esferas: na saúde, nas escolas, nas creches — disse Monique Fazzi, subsecretária geral da SES.

Com a parceria da Assessoria de Integração Regional da SES e Cosems- RJ, o encontro conta com uma exposição de banners com exemplos de iniciativas dos municípios — cursos de qualificação de profissionais do acolhimento, de classificação e conduta em urgência e emergência na atenção básica, oficinas de saúde da mulher, seminários de atualização da equipe de saúde mental e muitos outros exemplos. Nesta quinta-feira, o evento acontece das 8h às 17h e, na sexta-feira, das 8h às 13h, no Arcos Rio Palace Hotel, na Rua Mem de Sá, 117, Lapa, Centro do Rio.