24 de agosto de 2018
Estudo da Fiocruz conclui que Zika Virus chegou ao Brasil proveniente do Haiti
O vírus da Zika chegou ao Brasil proveniente do Haiti. Esta é conclusão de um estudo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco. Ele teria entrado no país, segundo pesquisadores, através de imigrantes ilegais e militares brasileiros que estiveram na missão de paz na região.
Até este estudo, a hipóteses consideradas eram que o vírus teria entrado no Brasil trazido por turistas africanos durante a Copa do Mundo de 2014 ou durante o Campeonato Mundial de Canoagem, realizado em agosto de 2014, no Rio de Janeiro, que recebeu atletas de vários países do Pacífico com a presença do vírus.
Segundo a Fiocruz, o percurso do Zika Virus coincide com o caminho percorrido por outras outras arboviroses, como dengue e chikungunya. O Zika é originário da Polinésia Francesa e antes de chegar ao Brasil fez o seguinte percurso: migrou da Polinésia Francesa para a Oceania, depois para a Ilha de Páscoa, dali para América Central e Caribe e só então chegou a território brasileiro.
O estudo ainda traz outros dados, por exemplo, em todos os casos brasileiros estudados, o ancestral em comum desse tipo de vírus é uma cepa do Haiti – que é sore com uma espécie de tripla epidemia de dengue, chikungunya e Zika. Outra conclusão é que houve múltiplas introduções do vírus Zika no Brasil mudando a crença anterior que um paciente único teria trazendo a doença que depois se espalhou pelo Brasil.
(Com informações da Agência Brasil)