Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
31 de agosto de 2018
Zika: estudo avalia doença em pacientes com HIV controlado

Zika: estudo avalia doença em pacientes com HIV controlado

Pacientes com HIV controlado com Zika tem as mesmas manifestações clínicas e laboratoriais da infecção do que indivíduos com a mesma doença, mas com sorologia negativa para HIV. Este foi o resultado do estudo desenvolvido no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz. O trabalho foi coordenado pelo médico infectologista Guilherme Calvet, do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas do Instituto. Foram analisados 101 pessoas soropositivas para o HIV com suspeita de arboviroses (dengue, zika ou chikungunya). Os participantes do estudo, quase em sua totalidade, faziam uso de tratamento antirretroviral e apresentava um excelente controle imunológico e virológico.

Os pesquisadores acreditam que os resultados possam ser diferentes em pessoas com HIV cuja carga viral não esteja estável. Novos estudos deverão ser realizados para avaliar estes casos.

A pesquisa está no artigo Zika virus infection and differential diagnosis in a cohort of HIV-infected patients, que foi publicado na revista JAIDS em 14 de junho de 2018.

Confira o artigo publicado na revista JAIDS

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!