Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
03 de setembro de 2018
Setembro Amarelo: falar sobre suicídio é necessário

Setembro Amarelo: falar sobre suicídio é necessário

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. No Brasil, são 32 brasileiros que tiram a própria vida todos os dias. Os dados, da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e do Centro de Valorizçaão da Vida (CVV), respectivamente, mostram que este é um grave problema de saúde pública e que sua prevenção deve ser prioridade.

Mas como prevenir tantas mortes? Falar sobre o assunto, por mais que ele ainda seja tabu, é o caminho. Para a OPAS/OMS, suicídios são evitáveis e há uma série de medidas que podem ser tomadas para prevenir suas tentativas. Uma delas é a Identificação precoce, tratamento e cuidados de pessoas com transtornos mentais ou por uso de substâncias, dores crônicas e estresse emocional agudo. Além disso, é fundamental o acompanhamento de pessoas que tentaram suicídio, já que a tentativa prévia é o fator de risco mais importante.

Por isso é tão importante fazer o tema deixar de ser tabu. Afinal, o estigma em torno de transtornos mentais e suicídio faz com que muitas pessoas que estão pensando em tirar suas próprias vidas ou que já tentaram suicídio não procurem ajuda e, por isso, não recebam o auxílio que necessitam.

Falar, quebrar tabus, superar estigmas e senso comum, alertar a população e conscientizar são tarefas cotidianas, mas, neste mês, ganham sentido especial: é o Setembro Amarelo, movimento para prevenção do suicídio. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa. Por aqui, a campanha foi iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

A campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio tem o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. A escolha do mês está vinculada ao 10 de setembro, que é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!