Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
10 de setembro de 2018
Seminário Notificação da Violência Interpessoal/ Autoprovocada: Desafios e Perspectivas

Seminário Notificação da Violência Interpessoal/Autoprovocada: Desafios e Perspectivas

Atualizar sobre a vigilância das violências interpessoais/autoprovocada, bem como a qualificação do preenchimento da Ficha de Notificação. Este foi o objetivo do Seminário Notificação da Violência Interpessoal/Autoprovocada: Desafios e Perspectivas, organizado pela Equipe Técnica de Notificação e Prevenção de Violências, da Divisão de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (DivDANT/OS), no dia 29 de agosto, no auditório da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).

Com a participação de profissionais de saúde de 40 municípios, além de profissionais de Unidades Hospitalares do Estado e Federal e das Unidades Pré-hospitalares, o seminário foi um momento oportuno para discussão de assuntos pertinentes à notificação, intersetorialidade, linha de cuidado e apresentação de dados epidemiológicos sobre as notificações de violência sexual e violências contra crianças e adolescentes referentes ao ano de 2017.

Durante o evento, a área técnica ressaltou que no período de 1º de janeiro a 6 de dezembro de 2017, foram inseridos no SINAN 28.778 notificações de casos suspeitos ou confirmados de violência interpessoal/autoprovocada, oriundas de Unidades de Saúde de 82 municípios do estado do Rio de Janeiro. Um pouco mais de 68% das notificações são do sexo feminino e a faixa etária mais atingida é a de 20 a 29 anos, com aproximadamente 20% do total. Notificações de crianças e adolescentes representam em torno de 40% do total, enquanto que de idosos o percentual encontrado foi de aproximadamente 7%. O tipo de violência mais frequente nas notificações é a violência física, com cerca de 43% do total.

Confira abaixo as apresentações da equipe estadual. Não houve disponibilização da apresentação inicial do Seminário realizada pelo municipio.

Dados gerais

Violência contra a criança e o adolescente

Violência sexual

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!