14 de setembro de 2018
ONU terá 1ª Reunião de Alto Nível sobre Tuberculose em setembro

Pela primeira vez na história da ONU, Estados-membros irão se encontrar em uma Reunião de Alto Nível para demonstrar liderança política e compromisso para acabar com a tuberculose (TB) até 2030. No dia 26 de setembro, o encontro de líderes mundiais em Nova York debaterá ações em torno do tema ‘Unidos para acabar com a tuberculose: uma resposta global urgente para uma epidemia global’.

Durante a 1ª Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre Tuberculose, Estados-membros deverão abordar os principais desafios na resposta, incluindo a necessidade de equidade e a garantia de que os grupos vulneráveis tenham acesso aos serviços de TB, assim como a necessidade de tornar disponíveis o teste e o tratamento da TB nos serviços de atenção primária e a necessidade urgente de mobilização de recursos.

O encontro será também uma oportunidade importante para os países adotarem uma Declaração Política—moderna, visionária e pragmática—sobre a Tuberculose.

Entre os participantes da Reunião, estarão Chefes de Estado e de Governo, parlamentares, prefeitos e governadores de cidades com altas taxas de TB, além de representantes da sociedade civil, organizações não-governamentais, lideranças indígenas, organizações comunitárias, fundações filantrópicas, setor privado, academia e redes de pessoas vivendo com TB ou afetadas pela doença.