26 de setembro de 2018
Mostra de Experiências Exitosas na Construção da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador será realizada em outubro

A Divisão de Saúde do Trabalhador realizará o Evento Estadual: “Mostra de Experiências Exitosas na Construção da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador” no dia 30 de outubro de 2018, na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, no Auditório do 10º andar, na Rua México, das 09 às 17 horas.

O evento é destinado às Secretarias Municipais de Saúde dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro e aos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), objetivando que os profissionais das equipes de Saúde do Trabalhador apresentem trabalhos expondo as experiências exitosas realizadas em seus territórios e assim, fortalecer a implantação e implementação da Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador (RENAST).

As equipes municipais da Saúde do trabalhador foram convidadas a apresentar as experiências nos seguintes temas:

Tema 1- Investigação de acidente de trabalho grave ou fatal

Exemplo: Experiência de ocorrência de acidente de trabalho grave ou fatal, com notificação no SINAN e investigação epidemiológica com conclusão em 30 dias, com estabelecimento de nexo causal e recomendações as ações de prevenção e integração das vigilâncias da Vigilância em Saúde e outras áreas.

Tema 2- Desenvolvimento de estudos e pesquisas em Saúde para trabalhadores de ocupação especifica

Exemplo: Pesquisa intersetorial para avaliação de alteração genética em trabalhadores expostos a químicos na atividade agrícola.

Tema 3: Cenário de risco municipal em saúde do trabalhador

Exemplo: elaboração do cenário de risco para a saúde dos trabalhadores do território municipal através da integração do perfil epidemiológico de agravos relacionado ao trabalho, perfil produtivo perfil dos Novos Empreendimentos para o território, Rede de Atenção a Saúde do Trabalhador e perfil do Controle Social.

Tema 4: Inspeção sanitária em ambiente de trabalho

Exemplo: Ações sistemáticas de inspeção sanitária com identificação e avaliação de situações de risco, com elaboração de relatórios e aplicação de procedimentos administrativos e integração as demais vigilâncias da Vigilância em Saúde.

Tema 5: Projetos de Promoção da saúde para trabalhadores do território

Exemplo: Ações de promoção da saúde do trabalhador articuladas localmente com outros setores e instituições que possuem interface na área, tais como a Previdência Social, Sindicatos, Ministério do Trabalho e Emprego, entre outros.

Os CEREST’s foram convidados a apresentar as experiências nos seguintes temas:

Tema 1: Apoio matricial do CEREST regional com a atenção primária

Experiência exitosa no apoio matricial para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador na atenção primária em saúde, nos serviços especializados e de urgência e emergência, bem como na promoção e vigilância nos diversos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde.

Exemplo: Instituição no território de abrangência do CEREST regional, de fluxo de referência e contra referência, ou construção da linha de cuidado, na Rede de Atenção á Saúde, do atendimento de Acidentes Graves de Trabalho.

Tema 2: Educação permanente em Saúde do Trabalhador

Experiência exitosa na capacitação dos profissionais de saúde para a identificação das atividades produtivas e do perfil epidemiológico dos trabalhadores e diagnóstico e monitoramento dos casos atendidos que possam ter relação com as ocupações e os processos produtivos em que estão inseridos os usuários.

Exemplo: Capacitação dos profissionais da atenção básica municipal sobre sinais e sintomas relacionados à intoxicação exógena crônica por produtos químicos (agrotóxicos, tintas, benzeno, etc.).

Tema 3: Articulação intersetorial com Controle Social

Experiência exitosa, no âmbito regional, de articulação intersetorial visando à promoção de ambientes e processos de trabalho saudáveis com a divulgação de informações e bases de dados de interesse à saúde dos trabalhadores e seus representantes.

Exemplo: Realização de seminário temático em Transtorno mental relacionado ao trabalho com deliberações de agenda estratégica de prevenção e construção de linha de cuidado.

As experiências exitosas serão apresentadas de forma oral compondo mesas por temática.

Para a inscrição dos trabalhos a serem apresentados é preciso enviar um resumo da apresentação, com no máximo 30 linhas, até 05/10/2018, para avaliação.

Será disponibilizada 2 (duas) vagas para cada munícipio, e 2 vagas por CEREST regional.

O formulário de inscrição deverá ser preenchido e encaminhado, até o dia 11/10/2018.

Clique aqui para baixar o formulário. Depois de preenche-lo, envie para inscricao.eventosaudetrab@gmail.com. Este também é o endereço para envio do resumo.