11 de outubro de 2018
SES realiza Seminário Macrorregional de Prevenção ao Suicídio e Violência Autoprovocada
O fenômeno suicídio engloba uma série de comportamentos autodestrutivos como ideias de morte, automutilações, tentativa de suicídio e suicídio consumado. Quem tenta o suicídio nem sempre tem a intenção clara de morrer e os atos autodestrutivos podem ser um pedido de ajuda à família e à sociedade. O que os profissionais de saúde podem fazer para entender essa mensagem e atuar de forma preventiva? É necessário antes de tudo substituir atitudes de julgamento por atitudes de receptividade, aproximação e escuta. Melhorar a qualidade da informação sobre o fenômeno é imprescindível, afastar os preconceitos e gerar conhecimento para medidas efetivamente preventivas.
A Equipe Técnica de Notificação e Prevenção de Violência em parceria com as equipes da Atenção Básica, Saúde Mental, Saúde do Trabalhador e o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, realizará no dia 12 de novembro o Seminário Macrorregional de Prevenção ao Suicídio e Violência Autoprovocada com o objetivo de sensibilizar e qualificar profissionais de saúde para a notificação dos casos e atenção às pessoas que estão sob risco de suicídio. Nesta mesma oportunidade, pretendemos realizar um diagnostico preliminar das ações de atenção à violência autoprovocada/tentativa de suicídio. Através deste panorama das dificuldades e/ou avanços dos municípios e regiões em relação a este agravo iniciaremos a agenda para construção Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio.
As inscrições para o Seminário devem ser realizadas até o dia 22 de outubro no link: https://goo.gl/forms/5NJzBV1bEZ32LYmP2
Solicita-se que ao se inscreverem para o seminário os profissionais de saúde colaborem com o preenchimento do questionário disponibilizado no link https://goo.gl/forms/oMnPYcXcWKnAaXyC2.