Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
05 de novembro de 2018
Horário de verão: como se adaptar?

Horário de verão: como se adaptar?

Ontem, dia 4 de novembro, começou o horário de verão. Os relógios foram adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, adotada no Brasil desde 1931, tem o objetivo de proporcionar economia de energia. A lógica é diminuir o consumo no horário de pico (entre 18h e 21h) devido ao maior aproveitamento da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

Há quem goste e há quem não goste do horário de verão, mas independente de gostar ou não, para muitas pessoas a adaptação é difícil no início. Quem costuma sentir os efeitos da mudança de horário no organismo ainda deve estar sentindo, e ainda sentirá por alguns dias, os efeitos da mudança. Isso porque o período de adaptação vai de cinco a sete dias.

A mudança de horário altera a ordem temporal interna do nosso corpo, que regula os ritmos de sono e temperatura. Com o horário de verão, o corpo entra em uma fase de desordem temporal interna e acabamos tendo que gerar uma nova sincronização porque esses ritmos têm fases diferentes. Entre as consequências da mudança de horário estão mal estar, dificuldades para dormir, sonolência diurna e até alterações de apetite.

Os idosos e as crianças, por terem uma necessidade maior de sono e de rotina, podem sentir mais os efeitos da mudança de horário. Uma dica para melhorar a adaptação é dormir com a janela aberta, para que a luminosidade natural ajude a despertar mais cedo.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!