05 de novembro de 2018
Seropédica realiza reunião para descentralização das ações de controle da hanseníase
A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Seropédica, realizou, no dia 31 de outubro, reunião técnica e supervisão do Programa Municipal de Controle da Hanseníase. A reunião teve por objetivo, estabelecer estratégias para a descentralização do Programa Municipal de Controle da Hanseníase na Estratégia de Saúde da Família, facilitando assim, o acesso dos pacientes ao tratamento.
Participaram da reunião as técnicas: Rachael Ferreira, Lia R. Araujo, Sylvia Regina Santos, Laura Torres (Equipe Estadual de Dermatologia Sanitária - GDS), Dr. Angelo D’ Alessandro Emerick (Secretário Municipal de Saúde), Carla Aparecida da Silva Santos (Diretora de Áreas Programáticas em Saúde), Marinea de Sousa Moreira (Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase), e Michelly Lopes dos Santos (Coordenadora Municipal de Estratégia de Saúde da Família).
No encontro foi discutida a análise dos indicadores da hanseníase no município de Seropédica, as propostas de treinamentos para médicos e enfermeiros das ESF, campanhas de mobilização, a integração e o fortalecimento da Estratégia da Saúde da Família e o Programa Municipal de Controle da Hanseníase e a supervisão na Unidade de referência Municipal (ESF Piranema).
Hanseníase
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. A doença acomete principalmente pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. É de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.